segunda-feira, 2 de maio de 2011

Provadores estão out, comprar na internet está in

Alguns dos nomes mais conhecidos de moda acessível em Portugal vendem através da Internet. É o caso de El Corte Inglés, Mango, H&M ou Zara, ou das portuguesas Salsa e Lanidor, que estão a deixar cair os provadores em prol de dois cliques nos sites da marca. Também a Gap, a segunda maior cadeia de vestuário do mundo depois da Inditex, decidiu alargar a sua actividade em Portugal através da abertura de uma loja on line em Portugal. Através do site http://www.gap.eu/, os consumidores portugueses podem agora comprar qualquer peça de vestuário ou acessório da marca Gap e também da Banana Republic, outra das marcas do universo do grupo norte-americano. Esta estratégia de expansão via e-commerce é uma forma de a Gap alargar a sua presença no mundo sem correr riscos com investimentos em aberturas de lojas, sobretudo numa altura em que a crise de consumo se agrava em Portugal. Numa segunda fase, e caso haja uma reacção positiva do mercado português, a Gap poderá sempre marcar presença física. Com o alargamento da sua presença aos mercados europeus, a Gap consegue estar presente em 90 países, sendo que o negócio on-line da Gap gerou no último ano vendas de 898 milhões de euros.



Mas com o negócio online, também o acesso a artigos de luxo passou a estar à distância de um clique. A Glamorous é uma das primeiras lojas de aluguer de artigos de luxo em Portugal e surgiu a partir do filme o Sexo e a Cidade. A Glamorous vende e aluga carteiras de estilistas e marcas como Louis Vuitton ou Jimmy Choo com 20% de desconto. Com 258 clientes inscritas no site e uma média de 300 visitas diárias, uma loja física não está nos planos.Também o 24fab.com é um site na Internet especializado no aluguer de artigos de luxo. De acordo com a sua fundadora, a Internet é a melhor montra para o luxo. "Ajuda muito a cliente a conhecer toda a colecção, sem aquela pressão que há nas lojas. E pode criar o look total: o vestido, que pode alugar ou comprar (com 20% de desconto), os sapatos a combinar e um acessório que fique bem. Num só clique, o guarda roupa de uma noite fica resolvido, com o benefício de que o poderá receber em casa, durante 1 dia, para experimentar gratuitamente. Consta que até a Amazon se vai lançar no mundo dos descontos em alta costura, ao criar um site só para membros.


Em todo o mundo, a inovação veste Prada e outros nomes que quase cobram só por os dizer. A Internet veio facilitar o encontro com amantes da moda, sem horas impacientes passadas em filas em época de saldos.

Sem comentários:

Enviar um comentário