tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post2153195766337119090..comments2024-03-28T10:45:21.515+00:00Comments on WebMkt: A Revolução dos Assistentes Digitais (ou como impedir que 'Her' se torne 'HAL 9000)Teresa Fernandeshttp://www.blogger.com/profile/06648251939553354202noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-9776706404970226512019-03-04T01:24:21.225+00:002019-03-04T01:24:21.225+00:00Concordo que os Assistentes Digitais são uma das t...Concordo que os Assistentes Digitais são uma das tecnologias que estão a provar ser um mecanismo disruptivo tanto para o sucesso e crescimento das empresas, como para os consumidores, oferecendo-lhes inúmeros benefícios e um serviço de maior qualidade. <br /><br />Duas características fundamentais devem fazer parte dos Assistentes Digitais para que o desempenho dos mesmos seja maximizado: a Integração e a Inteligência Artificial. <br /><br />Integração: A internet permitiu aos utilizadores terem acesso a uma infinidade de informações que outrora, sem este recurso, era inimaginável. Contudo, o volume de informação pode, também, tornar-se excessivo. Com a integração a outras tecnologias de Inteligência Artificial, os Assistentes Digitais dão a possibilidade aos utilizadores de reconhecerem de uma forma mais rápida e simples as opções certas, permitindo-lhes decidir da maneira mais adequada, obtendo, assim, um serviço de maior qualidade. Este é um caso onde o marketing pode adotar estratégias push, promovendo uma marca/produto/serviço através de um único canal – o Assistente Digital. <br /><br />Inteligência Artificial: O volume de Inteligência Artificial que o Assistente Digital incorpora é considerada a medida que traduz o seu melhor ou mais fraco desempenho (van Eeuwen, 2017). A título de exemplo, os Assistentes Digitais expondo os consumidores a um número mais alargado de opções, resultado da integração com outros canais e aplicado graças à Inteligência Artificial, podem também recolher mais informações sobre a experiência dos seus utilizadores, permitindo-lhes melhorar as suas intervenções no futuro e, desta forma, maximizar os resultados positivos que daí podem advir. Desta forma, a experiência de cada cliente tornar-se-á única, permitindo-lhes consumir o conteúdo de determinado “assunto” de uma forma exclusivamente personalizada aos seus interesses. A integração da Inteligência Artificial e o volume da mesma nos vários tipos de tecnologia, tal como os Assistentes Digitais, e a sua utilização na gestão dos negócios, irá causar mudanças consideráveis no mundo empresarial. <br /><br />Em suma, a tecnologia pode melhorar ainda mais a experiência do cliente e os Assistentes Digitais podem ser a resposta; podem reconhecer as necessidades do cliente, fazer sugestões de serviços ou produtos, responder a perguntas e receber um retorno. Todas estas tarefas, e outras mais, estão disponíveis 24 horas por dia, com resultados promissores para as empresas. Isto faz com que sejam uma das principais tendências digitais nas áreas de tecnologia e comunicação que irão “sacudir toda a indústria de serviços de uma forma como nunca imaginámos”. <br /><br />Mas estaremos a confiar em demasia nas decisões que estes mecanismos tomam e nas propostas que nos apresentam? Não está somente em causa a qualidade do desempenho dos Assistentes Digitais, mas também o emprego dos princípios éticos que devem estar presentes aquando da sua utilização. É um desafio tecnológico! Assim, cabe às empresas respeitar a privacidade dos seus consumidores, fazendo-os sentir que são eles - os consumidores -, que têm o controlo. <br /><br />Fonte: van Eeuwen, M. (2017) Mobile conversational commerce: messenger chatbots as the next interface between businesses and consumers. Carolina Musturhttps://www.blogger.com/profile/13951577740622369217noreply@blogger.com