tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post6376468915367599205..comments2024-03-28T10:45:21.515+00:00Comments on WebMkt: A importância das cores.Teresa Fernandeshttp://www.blogger.com/profile/06648251939553354202noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-36019604017854788892012-05-21T11:09:05.772+01:002012-05-21T11:09:05.772+01:00Bom dia,
Visão- Este sentido é um dos mais explo...Bom dia, <br /><br />Visão- Este sentido é um dos mais explorados pelos profissionais de marketing. As cores, o tamanho e o formato são logo percebidos, influenciando, em alguns casos, as nossas emoções mais directamente. Quantos de nós se lembra do logótipo tradicional da McDonald’s com fundo vermelho e M amarelo presente em todos os centros comerciais, em todas as grandes cidades? Seguramente todo nós, .. mas .. para que mudar aquele que era a imagem de marca da insígnia desde sempre? <br /><br />A importância da cor aqui fiou bem patenteada e a empresa há relativamente pouco tempo decidiu reposicionar a imagem e associar a marca a uma tendência “green”, de maior responsabilidade social e ambiental. A cor do logo passou daquela cor quente que é o vermelho, associada a maior excitação, para uma cor fria como o verde, que traduz maior calma e pretendeu uma maior aceitação e consenso. <br /><br /> <br /><br /><br />A agência publicitária da Americam Express decidiu chamar o seu cartão de “Blue” (azul), pois as pesquisas demonstraram que a cor evoca sentimentos positivos sobre o futuro, e que as pessoas a associavam com céu e água provocando uma sensação de liberdade, viagens, férias, ou seja .. sensações agradáveis.<br /><br /> <br /><br />De facto as cores têm um poderoso impacto nas nossas emoções, e são já uma ferramenta muito utilizada no contacto e enquanto forma de influência na comunicação com o público-alvo desejado.<br />A correcta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo um forte gerador de bem-estar, o que contribui então para elevar a auto-estima e reduzir o stress. <br />Do ponto de vista físico, as cores podem influenciar no tamanho e formato dos objectos, onde as cores ditas “quentes” (como o vermelho e o amarelo) aumentam os objectos e as “frias” (como o azul e o verde) reduzem as dimensões aparentes dos objectos.<br />Do ponto de vista cognitivo, e no que diz respeito à cor na comunicação, o autor “Eric P. Danger” em “A cor na comunicação”, discute os critérios seguidos para essa atribuição e sua relação beleza/ benefício. Saber balancear a utilização das cores é a chave para manter a harmonia dos elementos. A consequência da má utilização das cores é não haver equilíbrio no que se vê, deixando assim os olhos confusos com demasiada informação e pouca coerência. A cor pode informar e muito, principalmente quando utilizada com consciência pelos profissionais de Comunicação. <br />A publicidade usa estas técnicas para atrair a atenção do seu público alvo, estimulando a sua aceitação. Nesta área, vários factores se misturam para poder determinar a cor exacta que irá representar a intensidade contida em cada mensagem. Muitas são as formas de eleger a cor na publicidade:<br />Tendências, usabilidade, segmento, público-alvo (categoria social, faixa etária, potencial), atributos da cor versus produto entre outras.<br />A eleição das cores pelo publicitário depende de uma pesquisa prévia em parceria com o cliente sobre a campanha, marca, serviço e atribuições citadas acima. É praticamente um laboratório de criação, no qual todas essas relações são analisadas.Licínio Santoshttps://www.blogger.com/profile/15697421174800971261noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-44498779701042021922012-05-14T15:59:30.520+01:002012-05-14T15:59:30.520+01:00Este post acerca da cor fez-me lembrar um trabalho...Este post acerca da cor fez-me lembrar um trabalho que li há pouco tempo acerca do Marketing dos sentidos e do caso prático da Casa da Música. A cor, além da iluminação, forma e das fontes, é um dos elementos primários ou até mesmo um dos pilares do sentido da visão, pelo que os marketeers utilizam bastante este elemento para influenciar as percepções do consumidor. De facto, A Visão é o sentido que mais se sobrepõe aos outros sentidos e curiosamente, baseado num estudo, concluiu-se que os consumidores atribuem a pontuação de 58% relativamente á importância do sentido da visão, atribuindo depois menores percentagens e importância aos outros sentidos. <br />Pois, 83% da informação retida pelo consumidor é oriunda da visão, tendo esta um poder de persuasão mais emocional do que lógico (Lindstrom, 2005).<br />• Cores quentes e vivas: laranjas, vermelhos, amarelos e castanhos<br />1 Estimulam o consumidor, tornando-o mais activo, curioso e espontâneo <br />2 Incentiva a compra por impulso<br />3 pontos de venda de bens e serviços com menor risco<br /><br />• Cores frias: azuis, verdes e violetas<br />1 descontraem e acalmam o consumidor mas torna-o menos atento<br />2 maior risco na compra /maior reflexão para a decisão de compra<br />3 bens duráveis e envolventes (produtos financeiros, seguros, informática, reclamações, casa, serviço pós-venda etc.), <br />• Elementos Exteriores <br />a Frente<br />b Montra<br />c Insígnia<br />d Logótipo<br />e Totem<br />• Elementos Interiores <br />a Delimitadores de superfícies<br />b Sinalética<br />c Mobiliário<br />d Sortido<br />e Uniforme do pessoal de venda<br />Analisando o caso específico da Casa da Música, verifica-se que o Marketing dos sentidos foi adoptado em todos os aspectos. No entanto deixo apenas alguns aspectos que dizem respeito à visão.<br /> <br />Marketing dos sentidos – Casa da Música Cor, formas e Fontes<br /><br />• Sala Suggia (castanho, dourado e prateado): Sala principal em formato shoe-box com cortinas triplas de vidro e vista para a cidade<br />• Sala 2 (vermelha): Concertos<br />• Sala VIP (azulejos azuis e brancos): pequenos grupos, convidados especiais, reportagens. Vista para a sala Suggia e Av. Boavista ficando iluminada à noite<br />• Sala roxa: Crianças e bebés - serviço babysitting (estrelas e almofadas no tecto)<br />• Sala laranja: actividades Jovens, workshops, o piso funciona como escorregão<br />• Sala da Renascença: computadores Apple, que permitem experimentar sons. Azulejos verdes e azuis (ilusão óptica)<br />• Sala Cybermusica (verde) espaço de desenvolvimento de música experimental, de pesquisa e experimentação no domínio das tecnologias de informaçãoSusana Coutohttps://www.blogger.com/profile/10468747121801984103noreply@blogger.com