tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post787402893571454108..comments2024-03-28T10:45:21.515+00:00Comments on WebMkt: Estão prontos?Teresa Fernandeshttp://www.blogger.com/profile/06648251939553354202noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-66496824991516155752015-05-04T18:40:29.990+01:002015-05-04T18:40:29.990+01:00De facto, devemos ter em conta todas as possiveis ...De facto, devemos ter em conta todas as possiveis reações que as campanhas podem ter antes de serem lançadas. Prever todas as possiveis interpretações que o consumidor pode ter. <br />Apesar de achar que a publicidade desta empresa no âmbito do produto que publicitam não seja desadequada, a maneira como a pergunta foi feita aliada ao que hoje em dia se considera a beleza "padrão" é invasivo e chocante para quem vê o cartaz. Estamos numa altura em que cada vez mais, se educa a sociedade a acabar com os estereótipos e este cartaz é um passo atrás nessa luta, pois irá fazer levantar dúvidas em milhares de mentes inseguras. <br />Mas apesar de tudo, esta campanha gerou tanta polémica e foi tão falada que não podemos deixar de pensar se a empresa já previa esta reação e mesmo assim decidiu avançar e chocar, precisamente para a sua campanha ser falada pelo mundo inteiro.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/17156487612118826339noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-34760581893077822232015-05-02T23:55:06.019+01:002015-05-02T23:55:06.019+01:00Numa época em que o marketing tradicional tem perd...Numa época em que o marketing tradicional tem perdido a sua força, a Protein World foi capaz de criar polémica através de um simples cartaz. No entanto, grande parte do destaque dado à campanha foi sem dúvida nenhuma mérito das redes sociais e do público em geral. <br />Honestamente, não considero a campanha em si chocante ou até mesmo inovadora. É perfeitamente normal que uma marca que promove produtos de emagrecimento use uma imagem deste género para incitar o seu público-alvo a consumir os seus produtos. No entanto, e tal como o João Melo Alvim referiu, vive-se uma época muito voltada para o feminismo e promoção de uma imagem corporal positiva, pelo que campanhas deste género correm o risco de não serem bem aceites pelo público em geral. Ainda há relativamente pouco tempo a marca de lingerie Victoria’s Secret enfrentou acusações semelhantes aquando do lançamento da sua campanha “The Perfect Body”. No entanto, após as reações efusivas nas redes sociais a marca em causa optou por alterar o slogan que acompanhava os cartazes. Já a Protein World optou pela abordagem oposta, defendendo com unhas e dentes a sua campanha. <br />Aqui percebemos como o marketing viral pode ter dois impactos tão distintos, ainda que relativamente ao mesmo produto / campanha: de um lado os apoiantes da marca (e restantes indivíduos que se identificam com a mensagem da marca) que ficaram satisfeitos e defenderam a Protein World, e do outro aqueles que se sentiram ofendidos perante a mensagem transmitida, e fizeram questão de demonstrar o seu descontentamento. <br />É inegável a publicidade gratuita que todo este buzz nas redes sociais gerou para a Protein World (que, alegadamente, aumentou as suas vendas após o lançamento do polémico cartaz). Sou da opinião de que cada marca deve adaptar a sua mensagem ao público-alvo que pretende atingir, pelo que não vejo razões para tamanha indignação. Contudo, considero que a marca peca acima de tudo pelas respostas defensivas (e até mesmo agressivas) com que respondeu a alguns oponentes da campanha, e que não contribuirá certamente para que estes consumidores melhorem a sua opinião relativa à Protein World. A empresa poderia, sem dúvida, ter optado por uma abordagem diferente, mas ao responder desta forma perdeu a oportunidade de alterar o seu posicionamento na mente dos consumidores. Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/13947063006994594630noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-68540751168920877262015-04-30T14:15:40.194+01:002015-04-30T14:15:40.194+01:00Numa altura em que o movimento feminista se torna ...Numa altura em que o movimento feminista se torna cada vez mais significativa e em que várias marcas já o assumem (ex: Dove, Always), de tal forma que já se fala de femvertising (feminism+advertising), esta campanha parece-me um enorme fracasso.<br /><br />A Protein World não se pode esconder atrás do facto de este ser um segmento de beleza/saúde, porque outras marcas já citadas de segmentos semelhantes conseguiram vender, com mensagens positivas. <br /><br />Mas o pior de tudo não é a campanha em si, mas a resposta da marca às reacções dos potenciais consumidores. Através do Twitter, a Protein World disse que o Reino Unido era um país de "simpatizantes de gordinhos" e chegou atá ao ponto de insultar directamente algumas pessoas, que os contactaram directamente. Podem ver melhor aqui http://www.adweek.com/adfreak/meet-british-brand-gleefully-hates-fatties-and-their-sympathizers-164339.<br /><br />Criar uma campanha, no mínimo, polémica, utilizar comunicação agressiva e conflituosa, ignorando por completo o que o mercado lhe está a dizer, faz com que este caso possa vir a tornar-se num caso de estudo de como não fazer publicidade e comunicação, num futuro próximo.João Melo Alvimhttps://www.blogger.com/profile/01311943133446007196noreply@blogger.com