tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post8871087930969449025..comments2024-03-28T10:45:21.515+00:00Comments on WebMkt: Maré-negra: BP comprou palavras-chave na NetTeresa Fernandeshttp://www.blogger.com/profile/06648251939553354202noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-50594873666856824652010-06-30T10:43:06.690+01:002010-06-30T10:43:06.690+01:00Há tempos atrás seria impensável uma grande empres...Há tempos atrás seria impensável uma grande empresa baixar do seu pedestal para se dignar a esclarecer os seus clientes e a população em geral através de outro meio que não fossem comunicados unilaterais.<br />Embora esse formato se mantenha, através de anúncios em páginas de jornais, a postura é (e tem de ser) cada vez mais de diálogo.<br /><br />Tal como o comum cidadão nas redes sociais, também as empresas abrem as portas da sua "intimidade", com altos responsáveis a confidenciarem aos consumidores o que se passa e a apelar à compreensão e colaboração de todos. Neste caso da BP, muito ao jeito do que Obama fez nos motores de busca.<br /><br />Outro exemplo semelhante foi o que aconteceu com as companhias aéreas, confrontadas com greves e cinzas do vulcão islandês que as impediam de desenvolver a sua actividade com normalidade.<br />Fernando Pinto (TAP) divulgou no YouTube uma mensagem de agradecimento e de apelo à paciência dos passageiros que continuavam retidos em aeroportos (http://www.youtube.com/watch?v=Fho20er6mn0&feature=player_embedded). "Quero, e em primeira mão, agradecer aos nossos passageiros que têm mostrado grande compreensão num momento difícil como este", afirmou Fernando Pinto, em duas mensagens - em inglês e em português - colocadas na rede de partilha de vídeos YouTube. Salientando que a transportadora a que preside tem feito um "esforço sobre-humano" para atender da melhor forma possível todos os passageiros, admitiu que a empresa "não tem conseguido" a resposta desejada. <br />Também o CEO da British Airways, Willie Walsh, desmultiplicou-se em entrevistas e acções de relações públicas online para justificar os voos cancelados devido a greve através de vários vídeos que pretendiam humanizá-lo, ao colocar-se do lado do consumidor. A internet significa agora uma alternativa à conferência de imprensa ou ao saltar de estúdio em estúdio na esperança de que os media reportem o que se pretende.<br /><br />A comunicação e o diálogo estão na ordem do dia, até a nível político. Os consumidores exigem explicações na primeira pessoa, e empresas sobranceiras que não estejam dispostas a fazê-lo são inevitavelmente penalizadas. O consumidor tem megafones digitais...Teresa Fernandeshttps://www.blogger.com/profile/06648251939553354202noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-70766054431573204862010-06-29T19:33:26.053+01:002010-06-29T19:33:26.053+01:00Creio que num futuro, que para bem o de todos, sej...Creio que num futuro, que para bem o de todos, seja o mais cedo possível, a BP pode tentar aproveitar-se da situação. Mas a gravidade do problema é tão grave, no momento, que me parece que o "aproveitamento" da BP, passa apenas por amenizar a situação junto da população, demonstrar a reponsabilidade, que lhe permita salvar a face, ou mesmo, assegurar a continuidade da empresa. <br />Temos de ver, que os momentos investidos são muito avultados, mesmo para uma empresa com a dimensão gigantesca da BP.Daniela Moreirahttps://www.blogger.com/profile/13171805667125366857noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8702741391701476965.post-21542551700393346472010-06-29T15:34:08.941+01:002010-06-29T15:34:08.941+01:00Apesar de achar que o que a BP pretende no final é...Apesar de achar que o que a BP pretende no final é aproveitar-se da tragédia que aconteceu para ganhar notoriedade e aumentar as vendas, não deixa de ser interessante, que através das adwords, eles conseguiram mostrar que se juntaram a esta causa e tentam demonstrar algum respeito ambiental, se bem que um pouco irónico!Cátiahttps://www.blogger.com/profile/12919427908917411597noreply@blogger.com