segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

“The web of one” a teia de cada um é a nova rede

"Estaremos de facto a encontrar coisas novas quando googlamos algo, ou estamos apenas a ter acesso àquilo que já conhecemos?" Susana Albuquerque, creative director da lowe ativism

Hoje, enquanto nadávamos no pântano das primeiras ideias para responder a um briefing, apareceu uma pergunta interessante: será que o Google não pesquisa apenas o que já sabemos? O assunto era a conferência de Eli Pariser no TED, “atenção às bolhas de filtro online”. Nela, Eli descreve dois indivíduos pesquisando a palavra “Egipto” no Google e obtendo resultados dife­rentes. A explicação é simples: o motor é o mes­mo, mas os resultados levam em conta pesquisas anteriores feitas em cada computador, logo se a um apareceram páginas sobre a revolução e a pra­ça Tahrir, ao outro terão aparecido apenas suges­tões de turismo no Nilo. O que nos leva à tal ques­tão: estaremos de facto a encontrar coisas novas quando googlamos algo, ou estamos apenas a ter acesso àquilo que já conhecemos?

(continuar a ler na Revista Marketeer de Dezembro)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Mais uma da App Generation...

Chama-se Sétima App e é uma aplicação de cinema gratuita para iPhone, iPad e Android, lançada pela Super Bock com o objectivo de permitir a pesquisa, escolha e combinação de uma ida ao cinema com os amigos.
Ao disponibilizar toda a informação sobre o mundo da Sétima Arte, a ferramenta assume-se como uma extensão do site da marca para o mobile.
A Sétima App permite a visualização de trailers de filmes que ainda não estrearam em Portugal, a pesquisa por género, horários e distâncias nas categorias de filmes e cinemas, convidar amigos por email, bem como votar, comentar e identificar os filmes favoritos, adicionando-os a uma lista para consulta futura. Quando associada às aplicações Appetite - Guia de Restaurantes e Drink Appeal - Guia da Noite, também da Super Bock, a Sétima App permite ao utilizador complementar o seu programa com, por exemplo, uma ida ao restaurante ou a um bar próximo.
O lançamento desta ferramenta pela marca de cerveja da Unicer foi feito em parceria com a empresa AppGeneration. Já o design da app ficou a cargo da Fullsix Portugal.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Prémios Sapo 2011

Os Prémios Sapo distinguem todos os anos as melhores campanhas e agências de comunicação digital em Portugal.

Foram 31 os anunciantes premiados e 23 as agências que viram o seu trabalho reconhecido. A campanha "Somos Gulosos", com criatividade da Grand Union Portugal para a Central de Cervejas", venceu o Grande Prémio Sapo do Júri. Os jurados decidiram distinguir dois trabalhos com menções honrosas: "Fora da box", desenvolvida pela msTF Partners para a PT, e "The Match", das agências OgilvyOne e Mindshare para a Ford.Estiveram a concurso dez categorias, sendo alguns dos vencedores:
• Sector automóvel – Campanha The Match para a Ford;

• Media e Educação – Lançamento da plataforma Vodafone FM;

• Produtos de grande consumo – Campanha Somos Gulosos – Sagres Preta Chocolate para a Central de Cervejas;

• Telecomunicações e Internet – Fora da Box, da PT, pela msTF Partners;

• Melhor Programa de Marketing Relacional - Liga a quem te faz feliz, da Coca-Cola;

• Melhor Campanha IPTV Interactiva - The Match para a Ford;

• Melhor Campanha Spots IPTV - tmn Samsung Galaxy S, criada pela Fullsix para a TMN.



No que diz respeito aos prémios de meios distinguiram a campanha Mimosa-Leite do dia e a campanha Somos Porto do Futebol Clube do Porto.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

O lado mau das redes sociais para empresas que não ouvem os seus clientes

Olá pessoal espero que esteja tudo bem convosco, venho partilhar uma notícia que vi sobre a EDP ter cortado a fala aos seus utilizadores. Fez-me lembrar o caso ensitel e na minha opinião não foi uma boa atitude, prejudica em muito a imagem da marca. A sensura de opiniões só faz com se que gere ainda mais revolta. As organizações quando aderem às redes sociais, devem saber que existem bons e maus momentos, e que as redes sociais não são um mar de rosas, as atitudes que se tomam devem ser muito bem pensadas e geridas as consequências para que estas não sejam prejudiciais para a empresa.

EDP gera polémica ao apagar do Facebook opinião contestatária

A Energias de Portugal (EDP) envolveu-se numa desavença com alguns utilizadores do Facebook depois de eliminar a publicação de uma internauta que incluía uma crítica ao Programa Nacional de Barragens da empresa de eletricidade.
Tudo começou quando no domingo a utilizadora Joana Couve Vieira publicou no mural do Facebook da EDP uma ligação para a página Eu Não Pedi um Plano Nacional de Barragens.
Catorze minutos depois, a EDP respondia à mensagem dizendo-se obrigada a eliminar a publicação, porque de acordo com o Código de conduta da página tais publicações não seriam permitidas. A mesma mensagem acaba com um convite à participação na comunidade virtual com “críticas construtivas”.
Depois do episódio, espalhou-se um rol de comentários ao assunto na rede. Centenas de pessoas rumaram à página da EDP na rede social, acusando a empresa de censura aos clientes.
A corrente de críticas já se estendeu ao Twitter (hashtag #edp).
Os utilizadores acusam a empresa de abuso de poder, da prática de preços altos e da destruição do património do país, com a supressão da Linha do Tua para a construção da Barragem de Foz Tua.
EDP já reagiu à onda de protestos
A EDP publicou esta manhã um pequeno comunicado no Facebook explicando estar a acompanhar as publicações feitas no mural da página e dizendo-se empenhada em promover o diálogo com a comunidade.
"A página da EDP no Facebook procura estabelecer um contacto mais próximo com o público, convidando a que nos seham colocadas dúvidas, questões ou sugestões. Pretendemos potenciar a discussão construtiva e a partilha de informação de uma forma ética e responsável", lê-se na nota, que se socorre do Código de Conduta da página para justificar a eliminação do post.
A EDP frisa que o Código de Conduta da página "pretende definir os princípios para o bom funcionamento da mesma".

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Fartos de Redes Sociais?










O "Fenómeno" das redes sociais não passa indiferente à maioria da população mundial, pelo menos aquela que é informaticamente instruída.


Milhões de pessoas registaram-se em diversas redes sociais e para muitos a sua vida social não voltou a ser a mesma! Mas começam também a surgir alguns sinais de que esta "Febre" está a criar anticorpos em muitas pessoas fartas de se sentirem expostas à comunidade virtual mundial.

Um bom exemplo é o vídeo abaixo, feito pelo site CollegeHumor, sobre o "Not Google+" - a primeira rede antissocial, uma crítica jocosa à "grande novidade" do dia de hoje: o Google+ tornou-se acessível ao público em geral.

Será que em diante iremos assistir a mais manifestações públicas contra as redes sociais?
Será que as redes sociais deixaram de ser tão cativantes como antes?
Será que o Google+ vai passar indiferente a tudo isto?