sábado, 2 de março de 2013

POINT-KNOW-BUY: casos Renova e Tesco

Recuperando um post antigo, a propósito do que foi discutido na última aula...Bom fim de semana!

A Renova inaugurou as lojas On-the-Go nas estações de metro do Marquês do Pombal, em Lisboa, e da Trindade, no Porto (cá primeiro :)...).
Com a abertura das lojas On-the-Go «a Renova estreita a sua ligação com os consumidores, convida-os a conhecer melhor os seus produtos e soluções, ao mesmo tempo que lhes proporciona uma nova forma de comprar», considera a empresa.
A loja virtual permite que, no compasso diário de espera no metro, os consumidores encomendem produtos da marca a partir da leitura, com o smartphone, de um código QR (acrónimo do inglês Quick Response), disponível junto de cada produto impresso num gigantesco painel colorido, simulando as prateleiras de um supermercado. As entregas são efectuadas em 48 horas após a compra, sem custo de envio para Portugal Continental, a partir de uma compra mínima.
Há ainda placards com os mesmos códigos QR que permitem seguir a Renova no Facebook e Twitter e que explicam todo o processo de compra, para quem ninguém tenha dúvidas na altura de se decidir por este novo tipo de compra… digital.
Já antes, a Tesco com a sua “loja” na Coreia do Sul, tornou-se num destacado exemplo na utilização de QR Codes, com algo semelhante à "nossa" Renova. Aqui o vídeo...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bewarket-Turn the Web and Be the Market


Por iniciativa de um grupo de amigos surgiu em finais de 2010 o Bewarket, uma nova aplicação para o Facebook.
Segundo os seus criadores o Bewarket é como um OLX ou Ebay do Facebook, onde os utilizadores registados podem comprar ou vender artigos em 2ª mão.
Têm neste momento 15.000 utilizadores registados e o seu objectivo é fazer crescer este número, assim como aumentarem as suas receitas, que neste momento ainda são muito reduzidas.
A Bewarket esteve recentemente nos EUA à procura de novos investidores e se tudo correr conforme esperado pensam transferir-se para São Francisco, com o objectivo de “chegar a um milhão de utilizadores registados em ano em meio”.

 Julgo que esta é, sem dúvida, uma grande ideia e um grande projeto. Não sei se já o conheciam, mas como é de uns amigos achei por bem partilhar e assim ajudar na sua divulgação.

Neste momento falta-lhes apenas utilizadores, um grande número deles, o que normalmente é conseguido, através de publicidade, passa-palavra, etc. Infelizmente não possuem ainda grande capacidade financeira para investirem no marketing e em publicidade, por isso deixo aqui o desafio: que podem eles fazer para melhorar a sua visibilidade? O que podem fazer de diferente e inovador para fazerem chegar a sua marca mais longe?

Deixo-vos abaixo a página de FB da aplicação, o site e ainda uma notícia que saiu recentemente na Exame Informática.



Página Facebook:
https://www.facebook.com/bewarket?ref=ts&fref=ts

Site:
http://www.bewarket.com/

Notícia:
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/internet/2013/01/17/bewarket-negocios-entre-amigos

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

StoreAgent: a app que paga aos consumidores pelas suas opiniões


O StoreAgent é uma aplicação que revoluciona a análise do cliente-mistério, os estudos de mercado e a recolha da opinião dos consumidores, através da tecnologia disponível no seu dispositivo Android e iPhone.
 
Na plataforma do StoreAgent, os clientes (as empresas) propõem missões (visita a uma loja, avaliar a montra, experimentar um produto...). São os próprios consumidores, desde que detentores de um smartphone, que serão os agentes destas missões. Por exemplo, é possível analisar quanto tempo demorou a servir um café, se este é de qualidade e tirar e submeter uma foto do café, em tempo real e sem intermediários.
Com resultados em menos de 2 horas e recorrendo a uma força de agentes dispersos globalmente (os consumidores) mas georreferenciados, esta app devolve a qualquer hora do dia e em qualquer local a informação que até hoje poderia demorar semanas a recolher. Os agentes completam a missão e são pagos pela mesma, constituinde uma fonte de receita para os seus utilizadores.
 
A ideia, portuguesa, foi apresentada no programa da SIC Notícias, The Next Big Idea, e pode ser visto aqui.

Cada vez mais, os consumidores são não só simultaneamente produtores (por exemplo, de conteúdos) - os prosumers - mas começam a perceber como gerar receitas adicionais com a sua participação e com as suas criações - são os sellsumers. E em época de crise, um rendimento extra é sempre bem-vindo...

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Mensagem de Boas Vindas 2012/2013

Bem Vindos ao Blogue de Web Marketing e Comércio Electrónico!
Depois de uma paragem motivada pelo fim do ano lectivo anterior, eis que regressa à actividade o blogue oficial da disciplina de Web Marketing e Comércio Electrónico da FEP.
O Blogue visa constituir uma ferramenta pedagógica adicional de natureza interactiva que pretende cultivar uma maior participação dos alunos na dinâmica da disciplina entre sessões presenciais.

São objectivos do Blogue:
- incentivar a participação dos alunos e contribuir para a dinamização da disciplina: os alunos são convidados a intervir no Blogue, iniciando debates ou comentando intervenções de outros colegas;
- permitir a colocação de discussões on-line por parte dos alunos com carácter colaborativo, de forma a que todos os colegas as possam partilhar;
- divulgar informações complementares de interesse para a disciplina, em particular, ou para a temática de web marketing, em geral;
- e, por último, contribuir para uma melhor aprendizagem e avaliação dos alunos.
O Blogue está também aberto à comunidade web.

Nesta nova temporada, as expectativas são de fazer (ainda) mais e melhor!
Obrigada pela colaboração de todos!
Teresa Fernandes

sábado, 21 de julho de 2012

O que fazemos por algo grátis?

A Fanstastic Delites está a tentar descobrir o que as pessoas são capazes de fazer por algo grátis!
Carregar 100 vezes ou 1000 num botão?
Saltar num só pé?
Fazer vénias?



Quem quiser, pode também participar online no site: