Ontem, a 13 de Junho, a Google brindou os internautas lusófonos com um doodle especial sobre os 123 anos de Fernando Pessoa. Infelizmente, a efeméride não consta da lista de doodles oficiais do site, mas foi interessante verificar a atenção que a multinacional teve para com este pequeno segmento de utilizadores do 2º website mais visitado do mundo.
E o que são os doodles da Google? São derivações gráficas do logótipo da Google, desenhos que representam um tema geralmente associado ao dia em que são publicados, e que para além de quebrarem com a monotonia da simplicidade do site da Google, são também uma brilhante forma da marca se relacionar com os seus "consumidores". Isto porque de uma forma extremamente simples se associa a causas, eventos, efemérides ou acontecimentos que normalmente passariam ao lado do público em geral. Querem exemplos? Vejam aqui.
Ainda mais espectacular é o facto da empresa muitas vezes personalizar este tipo de comunicação para os seus websites regionais. Por exemplo, no dia 6 de Junho tiveram um doodle especial para os portais da China, Hong Kong, Singapura e Taiwan, a exemplo daquilo que fizeram ontem com Portugal e Brasil.
Apesar de toda a sua simplicidade, muitos destes doodles fizeram grande furor entre os fãs do site e a imprensa, como na celebração dos 30 anos do famoso jogo PacMan, em que permitiram que os visitantes do site pudessem jogar uma versão do jogo através do seu logótipo, ou como fizeram no dia 9 de Junho ao fazerem com que milhões dedilhassem acordes de guitarra na celebração do 96ª aniversário de Les Paul, o criador da famosíssima guitarra eléctrica Gibson Les Paul.
Penso que esta é uma forma muito simples, mas ao mesmo tempo extremamente eficaz, de praticar marketing relacional. É uma prova de que não são necessários grandes investimentos para surpreender e fazer sorrir os adeptos de uma marca, e que mesmo mega-multinacionais como a Google são capazes de se aproximarem de micro-segmentos de mercado da enormidade de utilizadores mundiais da web.
São simples e criam uma proximidade. Achei a ideia fenomenal. Não é por causa disto que vou ao google diariamente (acho que é por preguiça para escrever o endereço dos sites directamente) mas passa uma mensagem de atenção com o cliente e cria empatia.
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