domingo, 21 de março de 2010
Poder da Rede
O uso do slogan da Vodafone foi propositado, porque desta vez vou falar do poder da rede.
Todos sabemos que em termos de telecomunicações existem três grandes marcas: a Vodafone, a TMN e a Optimus. Todas elas acabam por ter os mesmos produtos tanto para uso de particulares como para empresas. Mas, actualmente, aquilo que as distingue é a relação que estabelecem com o cliente e o facto de conseguirem manter este fidelizado ano após ano.
Que meios usam, portanto, para atingirem estes intentos? Do ponto de vista da empresa de telecomunicações, um novo cliente parece ter sempre muito mais impacto em termos comerciais do que os contratos de renovação e, daí, as marcas deverem oferecer a esse cliente mais benefícios para o convencer a assinar um contrato. Por outro lado, as marcas também têm de saber cativar os clientes já existentes para que estes não desejem mudar de operadora, caso sejam abordados pela concorrência, que, como lhe compete, irá tentar baixar em termos de preço, tanto para contrapor um valor mais apelativo à actual mensalidade que tem contratada, tanto oferecendo mais serviços pelo mesmo preço. Estabelece-se um jogo para ver quem chega primeiro e, daí em diante, saber manter um cliente satisfeito para que nunca se afaste da operadora e continue a pagar a sua mensalidade, acrescentando cada vez mais produtos.
Para aumentar o seu montante de negócio, as empresas de telecomunicações tiveram de criar produtos para um segmento jovem que estava a demonstrar ter necessidades diferentes dos habituais clientes. Assim apareceu a Yorn, direccionado para um determinado perfil de cliente: para jovens que frequentam uma faculdade ou escola e querem estar em contacto com os seus amigos. Este tipo de tarifário teve uma tão grande adesão que levou a rede a desenvolver-se.
Curioso é que quer a TMN quer a Optimus criaram um tarifário de características semelhantes, o que pretendia proporcionar que os aderentes criassem também uma rede de amigos com o mesmo tarifário. Mas tal não se verificou para as duas operadoras. A explicação está no facto do tag da Optimus ser o único no mercado em que o valor do carregamento fica disponível no saldo do cliente e, portanto, poder ser gasto. Nas outras duas operadoras, TMN e Vodafone, carrega-se com uma determinada importância mas não fica totalmente disponível, o que me faz afirmar que, afinal de contas, se está a pagar pelo usufruto do serviço extreme ou extravaganza e moche.
Como conclusão, direi que é a força de uma propaganda que faz com que as pessoas fiquem fidelizadas à marca. A Vodafone tem a vantagem de estar sempre na linha da frente e, por conseguinte, ganhar clientes ou conseguir que estes não mudem de operador. Por outro lado a marca tem investido imenso em propagandas, como as que apresentarei a seguir e tem conseguido patrocinar eventos para que os jovens se identifiquem com certas ideias, como “Power to you”, “Cria a tua própria rede” e “O poder da rede”.
Conforme foi abordado esta semana na aula WMCE, a base do sucesso é conseguir que o cliente tenha a sensação de tem efectivamente o controlo do serviço e ver os seus desejos satisfeitos fá-lo ficar contente com a marca e desta forma a fidelização é atingida.
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