quinta-feira, 27 de maio de 2010

Embaixadores da Xbox

Em Fevereiro de 2010, a Microsoft E&D Portugal desafiou os fãs da Xbox a mostrarem que mereciam fazer parte da equipa de embaixadores Xbox em Portugal.

A selecção dos embaixadores passou por duas fases: - responder a pergunta “O que farias na qualidade de Embaixador Xbox para tornar a Xbox na marca com a maior e melhor comunidade de Gamers em Portugal?” - enviar uma proposta de dinamização da interacção entre novos exploradores da Xbox com os “veteranos” da mesma, e contribuir com ideias criativas.


Escolhida a equipa de embaixadores, estes começaram por criar uma plataforma online (http://espacox360.blogspot.com/) que lhes permitisse dialogar com os apaixonados pela Xbox (na maioria dos casos, rivais da Playstation); e a alargar os seus conhecimentos sobre a consola pelas redes sociais.

Como retorno os embaixadores têm acesso em primeira mão a jogos que após testarem (o que implica conhecer, jogar, explorar, dedicar horas aos mesmos – afinal que mais poderiam querer???), partilham a sua experiência na comunidade em fóruns de discussão.

A iniciativa da Microsoft é claramente uma forma de dinamizar os seus produtos e transmitir uma visão dos mesmos, directamente vinda de “quem sabe falar” sobre o assunto. Acerca do blog dos embaixadores é mesmo dito: “Não percas pitada sobre a tua consola Xbox 360, pela boca dos que já a jogam de olhos fechados!”

Vem-me logo à mente um flash de conceitos: mkt tribal, viral, buzz generated offer, ... Afinal de contas, os embaixadores estão a participar na construção e na divulgação da oferta!

O que vos parece desta estratégia de Web Marketing da Microsoft? Eu não me importava de ser embaixatriz de muita coisa ;)

1 comentário:

  1. A Worten fez algo semelhante com a iniciativa Worten Lab.
    Desde dia 3 de Maio que os humoristas Nilton e Eduardo Madeira, Lourenço Ortigão, dos Morangos com Açúcar, Joana Gama, da Mega FM, e Ana Garcia Martins, do blogue A Pipoca Mais Doce, vão começar a testar os produtos incluídos na primeira experiência WortenLAB. Além destas caras conhecidas outros 20 seleccionados (que se inscreveram previamente em www.wortenlab.pt ) irão experimentar um produto, colocando no Facebook os seus comentários e críticas.

    O WortenLAB tem como objectivo lançar uma experiência virtual, na qual o cliente pode testar em casa, durante 30 dias, as novidades tecnológicas da Worten, partilhando ideias e críticas com a restante comunidade do Facebook.

    Os produtos em teste são iPhone 3GS 32GB, PS3 Slim, LCD LED 3D Samsung 40C7000, Aparelhagem micro LG FA 164U e Máquina fotográfica Sony Alpha DSLR A380L

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