segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mudam-se os tempos, adaptam-se os negócios!

Durante os últimos 10 anos muito se tem falado de comércio electrónico e nas oportunidades que a internet vem trazer a alguns tipos de negócios. No entanto como é sabido, há 1 caso de sucesso em 500 de insucesso, embora considere que a "culpa" dos insucessos não seja do meio, mas sim da estratégia.

Este artigo partilha alguns casos que são considerados de facto bons exemplos de estratégia e de grande capacidade de re-invenção de negócios tradicionais para o meio online.

Alfaiataria de camisas por medida

http://www.shirtsmyway.com/

É muito interessante o serviço disponibilizado neste site, pois nos tempos que correm é raro encontrar um local onde façam uma camisa por medida, o qual é um serviço centenário ou mesmo milenar. Contudo é muito interessante ver como este tipo de serviço foi adaptado para o meio online.

Através de uma simples plataforma, é possível escolher desde o tecido, à cor da linha que prega os botões, os tipos de colarinhos,…todos os detalhes são personalizados. Por fim ensina a tirar as medidas e colocadas no formulário de encomenda de forma simples, mas muito completa.

Sendo um negócio online, é indiferente estar em Portugal ou na China, o que importa é prestar um serviço barato e de qualidade, o qual vai potenciar que outros façam o que estou neste momento a fazer, ou seja, a recomendar num canal online.

Criação de Logótipos

Enviar um briefing para a criação de um logo, pode ser enviado até por fax ou e-mail, pelo que não é neste aspecto que acho que este caso inovou.

Neste caso o site disponibiliza uma plataforma de e-procument, na qual quem tem necessidade colocar um briefing através de questões pré-definidas que vão desde exemplos, ao target, estilos,... e por fim quanto estão disponíveis a pagar. Os designers inscritos recebem um alerta com os briefings disponíveis, aos quais podem concorrer com propostas gráficas. Só haverá um vencedor e o site garante que cada briefing terá um mínimo de 50 propostas criativas para escolher.

http://www.logotournament.com/

O primeiro caso de sucesso que houve dentro deste género foi da Procter & Gamble, a qual deixou de ter uma imensa equipa de investigadores e passou a colocar as suas necessidades na plataforma de e-procurement, oferecendo em média $25.000 por cada "invenção", poupando milhões em custos de investigação.

São dois bons exemplos, nos quais devemos meter os olhos e pensar em como adaptar os negócios tradicionais ao meio online e transformar negócios locais em negócios globais. Como podemos verificar, qualquer um destes negócios, poderia estar no meio do Alentejo ou na China. O importante é a ideia, a estratégia de implementação e a qualidade do produto \ serviço.

Fonte: http://www.marketing2comunicacaodigital.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário