segunda-feira, 28 de junho de 2010

Marketing Experiencial - Test-Drive Virtual

A Apple e Mercedes Benz em conjunto criaram uma aplicação que era possível fazer um test drive Virtual. Depois seleccionaram 220 jogadores profissionais da Liga Francesa de Futebol (Público Alvo). De seguida foram enviados iPads com um aplicativo que permitia realizar um test-drive virtual.
Mas além disso o convite permitia aos seleccionados fazer um test-drive real para terem uma experiência completa, para isso bastava ligar para um número privado que lhes foi fornecido.
A campanha teve um retorno de 100% todos os jogadores ligaram para o número privado e marcaram o seu test drive real.
A Apple e a Mercedes criaram uma nova experiência para os possíveis clientes e conseguiram com ela captar a atenção deles, num mercado tão competitivo como a industria automóvel.

4 comentários:

  1. Este é um óptimo exemplo de sucesso de utilização das técnicas de Marketing experimental.

    O Marketing Experimental tem foco nas experiências do consumidor. As experiências são acontecimentos vivenciados pela pessoa e tem relação com os sentidos e os sentimentos da mesma. A empresa, ao actuar na promoção de experiências, torna-se presente e lembrada na vida delas. O consumidor recordará a marca posteriormente, pois teve um envolvimento emocional com a marca.
    O exemplo publicado vem reforçar a ideia de que cada vez mais os profissionais de marketing estão a afastar-se do marketing tradicional e a direccionarem-se para o marketing experimental, criando experiências para os seus clientes.

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  2. Sem dúvida! Eu considero a melhor forma de marketing. Há certos produtos que provavelmente serão comprados por mais pessoas se estas tiverem tido a oportunidade de experimentar os mesmos, ou se a marca conseguir captar a sua atenção de forma positiva, sem impingir.

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  3. Do marketing experiencial ao marketing relacional. Talvez seja mesmo disto que se trata.

    De criar uma relação com o consumidor, com o nosso consumidor, o que passa por cativa-lo e deslumbra-lo de uma forma inesperada e apaixonada, de certa forma.

    Tornar o cliente, O CLIENTe, apesar de eu achar sempre que existem muitos clientes.

    No final não interessa porque eu sinto-me único.

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  4. Num mundo em que os consumidores estão saturados das formas tradicionais de publicidade, é extraordinário os novos meios que as marcas utilizam para chamar a atenção dos consumidores...
    O Marketing Experimental é, talvez, dos mais atractivos para os clientes e o que tem um impacto bastante positivo nas opções de consumo. O facto de se poder experimentar produtos ou saber a opinião de pessoas que já experienciaram determinado produto ou serviço é fundamental na escolha dos produtos que consumimos...
    Acresce, ainda, a vantagem de a experimentação estar a ser alargada aos meios digitais e on-line, o que facilita o acesso a uma boa parte dos consumidores.

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