A Ensitel tornou-se num case study sobre marketing digital pelas piores razões.
O início da história é simples: Maria João Nogueira recebeu um telemóvel comprado na Ensitel que avaria. Ao tentar trocar, dizem-lhe que não há stock, e que também não é possível restituir o valor do equipamento. Em Novembro de 2009, o caso avança para tribunal. A cliente lança entretanto o blogue Jonasnuts, mas um ano depois recebe uma nota da Ensitel intimando-a a apagar os posts onde criticava a actuação da empresa neste processo.
Em três dias, o "caso Ensitel" gerou um dos maiores fenómenos de buzz negativo para uma marca em Portugal. A empresa não mediu o risco de fazer braço-de-ferro com a cliente e o fenómeno desproporcionou-se. Fica a aprendizagem de que a web 2.0 tem muita força e pode rapidamente pôr em causa uma marca com mais de 21 anos de mercado.
A onda de contestação foi tal que levou a Ensitel a publicar um comunicado oficial na sua página do Facebook.
1066 feedbacks negativos no Facebook
454 entradas em blogues
7 vídeos no YouTube
65 referências através do Google
4228 Tweets
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