A rapidez de um boato na Web:
No fim da semana passada a web esteve "louca" com o último boato.
Eram sites, fóruns, twitter... Todos com a mesma notícia:
"Jorge Costa Faleceu"
A informação correu como fogo. Sem saber muito bem onde nasceu tal boato, começou a partilha frenética... Todos perguntavam se era verdade e todos queriam saber mais sobre o sucedido. Condolências à família e "RIP" começaram a multiplicar-se.
Porém, e pelo que pude constatar, o ex-campeão europeu e ex-treinador do Académica continua entre nós.
"Estou a dar esta entrevista, estou vivo, todos os meus, graças a Deus, estão bem, e posso mesmo dizer-lhe que estou a passar uma das melhores fases da minha vida. Estou vivo e feliz" Jorge Costa in A Bola
Aconselho a lerem o artigo da HBR publicado na plataforma sobre "Reputation Warfare". Como refere no artigo "Today, anyone armed with a hundred dollar digital camera and a connection to the Internet is a potential Spielberg or Riefensthal".
ResponderEliminarSe um antagonista, mesmo de pequena escala (pode ser um simples adolescente) nos escolher ou à nossa empresa como alvo, tendo a sua mensagem um fundo de verdade ou não, não há aviso prévio nem tempo para reagir: ontem o BCP, hoje o Jorge Costa. A Internet dá poder ao indivíduo e uma escala desproporcionada à notícia
Aconselho a lerem o artigo para conhecerem algumas formas de lidar com a situação
Fábia, nem sou portista mas cheguei a temer que isto fosse verdade!
ResponderEliminarUm rumor a correr, seja "online" ou "offline" tem um poder incrível, tendo em conta que não é nenhuma informação oficial!
Quanto mais pequeno o meio mais depressa se espalha o rumor, e mais potente é o seu efeito. O "Social Media" levou a que informação se espalhasse não só de forma mais rápida, mas também mais longe, fora de controlo!