sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mais uma vez, o poder do Marketing Viral cria um novo fenômeno....Rebecca Black

Justin Bieber é um cantor canadense e fenômeno da internet, que após a publicação e do sucesso dos seus vídeos caseiros no YouTube, foi descoberto por um executivo da indústria da música que o lançou ao estrelato aos 13 anos de idade. Graças ao single “Baby”, agora conta com o título do vídeo mais visto de todos os tempos no YouTube, com 497.701.481 reproduções. No entanto, algumas semanas atrás alguém chegou para ameaçar este recorde...

Esse alguém é a Rebecca Black, que também com 13 anos de idade tem-se convertido no novo fenómeno das redes sociais e do YouTube não precisamente pelas suas habilidades musicais, muito pelo contrário, é famosa pela sua evidente falta de talento. Fez-se credora de três títulos importantes atribuídos por aclamação da comunidade da Web 2.0, nomeadamente: Pior cantora, pior música e pior vídeo do Youtube ... Embora seja possível que ela não encarne literalmente esses títulos... mais uma vez fica comprovado o poder do Marketing Viral. Há quem diga que é mais um caso de Marketing Undercover ou Astroturfing (recriar situações que dão a impressão de algo espontâneo ou natural), mas seja o que for seja, não há dúvida de que o conseguiram. No Twitter é o Trending Topic no qual diferentes celebridades têm participado. Por exemplo, o actor americano Charlie Sheen publicou: "Rebecca, nós não te odiamos por seres famosa. Tu és famosa porque nós odiamos-te ".

Após o lançamento de "Friday" no passado mês de Fevereiro, o vídeo foi reproduzido 70.613.951 vezes até à data, batendo os novos singles de ícones da música como Lady Gaga. Ainda não completou dois meses no mercado e já vendeu 40.000 copias segundo billboard.com e regista uma receita média semanal de 25.000 dólares... dinheiro que está a ser usado para missões humanitárias no Japão de acordo com as suas declarações durante a entrevista no famoso late show de Jay Leno. Com quantias como estas, definitivamente que falem mal, mas que falem!

Video Oficial com a quantidade de visitas

Entrevista em Today - HLN

FONTES:
- http://www.rpp.com.pe/2011-03-25-rebecca-black-donara-ganancias-de-friday-a-victimas-de-japon-noticia_348862.html
- http://www.readwriteweb.es/socialmedia/los-10-videos-mas-vistos-de-youtube/
- http://www.generaccion.com/usuarios/54938/charlie-sheen-rebecca-black-eres-famosa-porque-te-odiamos

3 comentários:

  1. Por acaso não conhecia mas apesar de se perceber que não é lá muito "talentosa" também não é tão mau como pensei ao ler os comentarios e cronicas que fizeram sobre ela. Sinceramente acho que está ao nivel do Bieber que também não canta nada de jeito e é mundialmente famoso..
    Depois concordo com o que foi dito pelo Julian, o que os artistas precisam é que se fale neles nem seja mal, o melhor exemplo que temos cá em Portugal foi o Zé Cabra..
    Já agora esta será sim provavelmente a pior canção/versão de sempre:
    http://www.youtube.com/watch?v=FjeMDvCdrtc

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a opinião do Marcio, acho que as críticas são exageradas uma vez que no youtube há cantores, músicas e vídeos de qualidade inferior. Eu sinceramente acredito que ela teve muito boa sorte!!!

    No entanto, acho que é muito cedo para compará-la com artistas consagrados, pois muitos desses Fenômenos Sociais são transitórios e geralmente terminam com o surgimento de um novo Internet Meme onde a comunidade web2.0 concentre a atenção, devoção ou ódio.

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que ela não se importa de ser considerada a "pior do mundo", o que é importante para ela é que é reconhecida em 1º lugar por alguma coisa!

    Heroína ou vilã, ser famosa é o melhor prémio possível, assim como o Márcio fala do Zé Cabra!

    ResponderEliminar