O Facebook leva cada vez a novos estudos, até porque todos sabemos que tem os seus benefícios, mas também tem desvantagens - e parece que entramos outra vez na discussão sobre a faca de dois gumes da internet, e neste caso, das redes sociais.
Então o novo estudo vem mostrar que os utilizadores do Facebook deixam de permanecer fieis às paginas que inicialmente tinham gostado, quando estas páginas (das suas marcas favoritas) começam a ficar chatas e a publicar muitos posts.
O Facebook, ou melhor, as marcas que utilizam esta rede social, terão de ter muito cuidado e ter uma verdadeira estratégia - será que devem postar todos os dias com o objectivo de permanecer na mente do consumidor, ou será que o devem fazer mais raramente para não irritar os seus fãs? É óbvio que tudo depende da marca de que se está a tratar, mas uma coisa é certa, não é fácil lidar com esta questão!
Alguns dados do estudo da ExactTarget e CoTweet:
- 44% dos consumidores norte-americanos entrevistados marcaram como "Dislike" uma página no Facebook caso ela tivesse postado com muita frequência;
- 38% dos entrevistados disseram que não gostavam de páginas com conteúdo repetitivo e enfadonho;
- 26% dos entrevistados disseram que só "gostavam" de uma empresa para aproveitar alguma promoção que estivessem a oferecer.
Boa Sara, esse fenómeno não me soa nada estranho.
ResponderEliminarMas eu tento ver as coisas do outro lado, do lado dos utilizadores: porque é que há tanta gente que passa a vida a aderir a grupos, marcas, causas, e coisas sem grande sentido?
Parece-me que realmente por um lado os utilizadores do Facebook são um bocado ingénuos quando fazem "Gosto" de tudo e mais alguma coisa, e por outro lado, as marcas, empresas e organizações não sabem ainda fazer a gestão adequada da comunicação nas redes sociais.
Quando fazemos "Gosto" estamos a tomar uma acção muito maior do que simplesmente dizer que apreciamos determinada coisa. Estamos a seleccionar os conteúdos que pretendemos receber no nosso feed, estamos a permitir que outros acedam à nossa informação pessoal e façam uso dela!
Num mundo altamente concorrencial, numa geração que se aborrece tão facilmente de tudo, mais difícil do que chegar ao topo é conseguir permanecer por lá...