Hoje,o mistério foi desvendado. Afinal trata-se de uma conhecida marca de gelados que quer promover pedaços 100% justos dos gelados Ben & Jerry's. A ideia é promover "Uma acção de marketing de guerrilha envolvendo cenários de fruta e chocolate gigantes, além de gelados gratuitos em Lisboa e no Porto." (http://sabores.sapo.pt/noticia/ben-jerry-s-da-gelados)
A Ben &Jerry's é uma famosa marca de gelados conhecida por utilizar ingredientes nos seus gelados provenientes do comércio justo. Em 2006 lançou o primeiro gelado de baunilha do mundo com certificação Fairtrade e desde então tem promovido várias campanhas que têm como objectivo a promoção desta ideia, pois a marca acredita que "O conceito de comércio justo liga-se intimamente aos nossos valores e à ética".
Para quem quiser experimentar um gelado grátis o B&J's School Bus vai estar hoje dia 6 de Maio entre as 12h-15h e 17h-19h na Praça dos Leões. Por cada foto que partilharem no mural da B&J's junto de um dos pedaços que faça parte dos ingredientes de um dos gelados (devem colocar a foto com o respectivo nome do gelado) a B&J's oferece "1 pint" desse sabor totalmente grátis. "Justo?"
Olá Inês,
ResponderEliminaré um artigo muito interessante. Cada vez mais vemos as marcas a fazer coisas extravagantes na tentativa de captar a atenção dos clientes. Estamos numa altura em que as pessoas estão a ser constantemente bombardeadas por publicidades e que as empresas precisam de se destacar para conseguir alguma atenção dos clientes.
Foi em 2008 que para o lançamento de uma campanha anti-tabagismo, foi colocado um cigarro gigante de 9 metros de altura na Trafalgar Square, em Londres.
http://jaeh.files.wordpress.com/2008/04/cigarro-gigante.jpg
Parece que teve imenso contacto. Mas existem muitíssimos exemplos, mas é interessante termos portugueses =)
Como temos vindo a discutir, a publicidade tradicional é um meio de comunicação que funciona cada vez menos. Por isso surgem alternativas como o marketing viral, o marketing tribal e o marketing experiencial, onde se inclui o marketing de guerrilha.
ResponderEliminarEste último refere-se a acções de comunicação que quebram a rotina do dia-a-dia com algo surpreendente na esperança de gerar passa-palavra.
Tratam-se de acontecimentos insólitos (muito ao estilo dos "Insólitos Yorn" ou das "Flash Mobs") que procuram uma perspectiva diferente do quotidiano e novos usos para os espaços públicos.
São, também, uma nova forma de encarar o entretenimento, que tende a ser cada vez menos passivo e mais voltado para a surpresa - tornando as pessoas mais participantes e menos espectadoras, pretendendo transmitir um clima de espontaneidade e naturalidade.
O marketing de guerrilha pode ajudar as marcas a criarem uma experiência capaz de gerar atenção, envolver as pessoas e entretê-las.