Os consumidores alegaram que a versão que foi agora disponibilizada, entre outras coisas, não garantia a retro-compatibilidade com as versões do produto. Isto fez com que as avaliações feitas pelos utilizadores fossem muito negativas e gerassem um efeito buzz negativo para a marca colocando de alguma forma em risco a sua reputação.
Eis mais um exemplo de como as marcas têm cada vez mais de ter em consideração as opiniões dos consumidores (Feedback 3.0), das comunidades e o facto de estas possuírem megafones digitais que geram uma rápida propagação de uma mensagem viral negativa sobre a qual a empresa não teria nenhum tipo de controlo.
Não restou assim outra alternativa à marca senão tentar resolver para já o problema de insatisfação com a devolução do preço pago pelo produto (€ 239,99) e prometerem a resolução de alguns dos problemas em actualizações futuras.
Se quiserem saber mais detalhes sobre esta situação vejam este pequeno artigo que foi publicado ontem na Exame Informática de ontem (http://aeiou.exameinformatica.pt/apple-devolve-dinheiro-a-compradores-insatisfeitos=f1009885).
Concordo com o facto de teres posto "excepção" entre aspas. Embora não conste nos termos de serviço da Apple este não tinha outra hipótese. Os danos para a sua imagem seriam infinitamente superiores ao custo do softwware. Por outro lado, isto tem sido ultimamente a prática corrente da Apple, de abrir excepções para quase tudo. Dessa forma o cliente fica com a sensação de ser importante pois a empresa abriu uma excepção de propósito para ele. Estratégia de Marketing inteligente, huh?!
ResponderEliminarIsso realmente é uma novidade!
ResponderEliminarApesar da Apple vender produtos "Premium", tem uma certa fama de "gananciosa" e de não se prestar muito a este tipo de coisas como aceitar devoluções. Pode ser que seja um bom sinal de mudança para o futuro!