quinta-feira, 30 de junho de 2011

Apple devolve dinheiro a compradores insatisfeitos

Um grupo de utilizadores descontentes com o mais recente programa de edição de vídeo lançado pela Apple (Final Cut Pro X) conseguiram fazer com que esta, ao contrário do que consta na sua política de termos e condições que diz que todas as vendas são definitivas e que em caso algum haverá direito à restituição do dinheiro pago, voltasse atrás e optasse por criar uma "excepção" à regra e o fizesse.

Os consumidores alegaram que a versão que foi agora disponibilizada, entre outras coisas, não garantia a retro-compatibilidade com as versões do produto. Isto fez com que as avaliações feitas pelos utilizadores fossem muito negativas e gerassem um efeito buzz negativo para a marca colocando de alguma forma em risco a sua reputação.

Eis mais um exemplo de como as marcas têm cada vez mais de ter em consideração as opiniões dos consumidores (Feedback 3.0), das comunidades e o facto de estas possuírem megafones digitais que geram uma rápida propagação de uma mensagem viral negativa sobre a qual a empresa não teria nenhum tipo de controlo.

Não restou assim outra alternativa à marca senão tentar resolver para já o problema de insatisfação com a devolução do preço pago pelo produto (€ 239,99) e prometerem a resolução de alguns dos problemas em actualizações futuras.

Se quiserem saber mais detalhes sobre esta situação vejam este pequeno artigo que foi publicado ontem na Exame Informática de ontem (http://aeiou.exameinformatica.pt/apple-devolve-dinheiro-a-compradores-insatisfeitos=f1009885).

2 comentários:

  1. Concordo com o facto de teres posto "excepção" entre aspas. Embora não conste nos termos de serviço da Apple este não tinha outra hipótese. Os danos para a sua imagem seriam infinitamente superiores ao custo do softwware. Por outro lado, isto tem sido ultimamente a prática corrente da Apple, de abrir excepções para quase tudo. Dessa forma o cliente fica com a sensação de ser importante pois a empresa abriu uma excepção de propósito para ele. Estratégia de Marketing inteligente, huh?!

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  2. Isso realmente é uma novidade!

    Apesar da Apple vender produtos "Premium", tem uma certa fama de "gananciosa" e de não se prestar muito a este tipo de coisas como aceitar devoluções. Pode ser que seja um bom sinal de mudança para o futuro!

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