quarta-feira, 29 de junho de 2011

Campanha da Nutella gera reclamações

O filme que se segue era a publicidade da nutella entre Novembro 2010 e Fevereiro deste ano nos EUA.

Mostra algumas pessoas a acordar e tomar pequeno almoço - mas então onde está o problema?

A publicidade dizia: "Each 15-gram portion contains two whole hazelnuts, some skimmed milk and cocoa. Wake up to Nutella". - mas para os consumidores isso não chegava porque não dizia a quantidade de açúcar e que encorajava a uma alimentação não saudável junto das crianças.


A Ferrero não concordou com as 31 acusações e decidiu recorrer. A Advertising Standards Authority decidiu hoje que não existe qualquer ilegalidade na campanha e que não promove uma alimentação pouco saudável.

Será que fizeram bem? Não deveriam apenas ter esclarecido algumas coisas e mudar a publicidade? Ou será que temos mais uma empresa que não quer sair do seu pedestal para se explicar juntos dos consumidores?

Cuidado com os megafones digitais!

2 comentários:

  1. A Nutella já não gostou da comunidade informal de fãs...
    A Kelloggs foi vítima de um protesto semelhante - de facto, a história também envolvia um anúncio a "instigar" crianças a comerem cereais com muito açúcar ao pequeno almoço. O buzz chegou às redes sociais, ao Twitter e ao Netmums.

    Mas a resposta da Kelloggs foi diferente da da Ferrero: "We've listened to what mums have been saying and we're responding. They want a balance: lower sugar cereals which children will still eat. We've invested millions of pounds ... to make this happen." E a gama da Kelloggs foi redesenhada devido aos protestos dos pais.

    ResponderEliminar
  2. Sara,

    Nos EUA parece que as marcas precisam ter muito cuidado porque a defesa do consumidor é bastante activa.

    Por um lado são os maiores consumidores mundiais de tudo, comida e hidratos de carbono incluídos, por outro são altamente "puritanos".

    É verdade que a Nutella tem muitas calorias e não é dos alimentos mais saudáveis que existem, mas a verdade é que penso que a marca fez bem em recorrer pois nem sempre se deve subjugar ao que dizem os consumidores. Creio que devem limitar os danos na visibilidade da marca, e aceitar que o seu produto não é saudável se calhar poderia ser pior do que abafar os comentários!

    ResponderEliminar