O seu funcionamento é muito simples: por cada 30€ de combustível que abasteça, cada cliente recebe um cupão com um código promocional que deverá, posteriormente enviar via sms ou através da Internet, ficando a saber se foi ou não premidado com combustível grátis até ao final de 2011.
"No total existem 976 prémios que sairão todos os dias aleatoriamente de hora a hora, das 8 horas às 24 horas, num total de 16 prémios por dia, o que equivale a 488.000 Euros em prémios atribuídos. Cada prémio equivale a 500 Euros de combustível por vencedor sendo o prémio disponibilizado num cartão Galp Frota," diz a empresa.
O que a empresa não diz, é que mesmo que o cliente opte por enviar o código pela Internet (evitando o custo de 0,30€ correspondente ao valor da sms), terá sempre que fornecer o seu número de telemóvel e, opcionalmente, o seu nome.
Tendo hoje, pela primeira, vez experimentado enviar um destes códigos promocionais, o meu pensamento quando fui obrigada a fornecer o meu número de telefone foi se esta não seria uma estratégia da Galp para obter contactos de clientes para posteriores campanhas de comunicação, ou mesmo, para numa fase posterior implementar uma campanha I.D.I.C.
Infelizmente, a mensagem que me apareceu no ecrã foi que ainda não foi desta que fui premiada...e naturalmente a Galp sugeriu que continuasse a tentar!
Mais uma tentativa de melhorar a sua imagem face ao público. Depois do Galp Share, a Galp volta novamente ao ataque tentando oferecer combustível grátis, ao mesmo tempo que fomenta o consumo combustível. por um lado sem dúvida que irá atrair algum consumo extra, mas nao deixa de ser também uma iniciativa lamentável na medida em que tenta apelar à ignorância dos consumidores. Será um extra interessante a quem já abasteça por natureza na Galp, mas ainda assim não esqueçamos o facto da Galp ser, em média, das gasolineiras mais caras no país... Vamos a ver quem vence. O bom senso do consumidor para não se deixar influenciar ou a ignorância que o leve a ir à promoção cegamente mesmo sabendo o preço extra que paga e as ínfimas possibilidades de ganhar.
ResponderEliminarParece de facto que é mais uma campanha em que nem tudo é exactamente o que parece à partida.
ResponderEliminarMas depois da Mariana explicar o que lhe aconteceu, parece-me de facto que é uma estratégia para obter contactos e de conhecer um pouco melhor os seus clientes ou os seus consumidores. Vamos lá a ver se depois desta campanha os consumidores não vão ser bombardeados com inúmeras mensagens de promoções da marca (que muitas vezes são uma perda de tempo para o cliente).