O preço pode não parecer muito simpático, mas é possível tirar proveito da "obra". Ou seja, os prosumers são também sellsumers. O álbum personalizado entra no catálogo do site e pode ser vendido a outros fãs. O criador recebe 1 libra como comissão por cada pessoa que comprar a sua versão do disco. Até ao momento, o álbum mais popular totalizava 80 cópias.
O perfil do Facebook da banda informa que o novo disco não será lançado em CD, mas apenas em formato digital. Sinal das mudanças no mercado fonográfico nos últimos anos, que além de talento e criatividade, exige das bandas espírito empreendedor.
Há críticos que afirmam que os kaiser Chief não editaram um álbum. E de facto, o que a banda lançou foi uma série de músicas, que cada ouvinte pode escolher para formar e vender o seu próprio álbum. Assim, a banda pode ter álbuns à venda com muita qualidade e outros menos bem conseguidos (o que poderá não ser bom para a banda). Veremos se o lucro desta campanha de marketing compensa o risco.
ResponderEliminarNunca tive leitores de vinil em casa, mas sou daqueles que gosta de ouvir um álbum do início ao fim, e que valoriza mais o conjunto do que propriamente as partes. Um bom exemplo é ouvir de uma ponta à outra o "Dark Side Of The Moon"!
ResponderEliminarPor isso, para mim isto é uma heresia do conceito de fazer música. É claro que tenho de reconhecer a originalidade, mas espero que não vire moda para bem dos "puristas".
O "Dark Side of the Moon" é um album conceptual, não tem muita comparação.
ResponderEliminarDe qualquer das formas, suponho que interesse aos prosumers venderem o seu produto o mais possível para compensar o que pagaram pelo download, o que garante um mínimo de qualidade. É também bom para os Kaiser Chiefs, que ficarão a saber o alinhamento que o "mercado" prefere, para usarem em concertos, por exemplo (isto além do buzz e etc).
E já agora, para quem os quiser confrontar directamente, os Kaiser Chiefs tocam no Optimus Alive dia 9 de Julho!
Como disse, acho que a ideia é muito original, e pode até servir de mote para outros artistas, mas lamento que nos dias de hoje as pessoas, apesar de quererem marcar a sua individualidade, acabem por dar valor apenas ao que é mais popular.
ResponderEliminarSenão qualquer dia os músicos deixam de lançar verdadeiros álbuns e passam a lançar apenas colectâneas de êxitos, perdendo-se a magia do contexto que envolve as músicas num álbum.
Mas a verdade é que quem manda é a necessidade do cliente, e portanto talvez melómanos como venham a ser apenas um nicho!
Realmente ninguém pode negar a originalidade da ideia dos Kaiser Chiefs mas estou como o Tiago e digo que gosto sinceramente do "tradicionalismo" de ouvir música! Mas também há que acompanhar os tempos!!
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