domingo, 26 de junho de 2011

Tribos: Mac Vs. PC





Encontrei este artigo muito interessante que fala de um estudo que compara os utilizadores PC com os utilizadores Mac, em vários aspectos ligados à sua personalidade e preferências. Os resultados apesar de simples não deixam de ser interessantes.

Por exemplo, que a maioria dos utilizadores Mac residem em cidades, 43% deles se declara "early-adopters", 95% prefere filmes "indie", limonada San Pellegrino, batatas fritas de bistro's e são 80% mais prováveis que os utilizadores PC de adoptarem uma dieta vegetariana!


Os utilizadores PC são em média de uma geração mais antiga (35-49 anos), 36% mais provavelmente "late-adopters" que os utilizadores Mac, gostam de sandwiches de atum, Pepsi e de Harley Davidson's em vez de Vespas!


Olhando para os resultados não deixo de me questionar se são as características comuns dos consumidores que fazem a tribo Apple ou se pelo contrário não serão os valores espetacularmente comunicados e divulgados desta marca que influenciam as preferências e estilo de vida dos seus utilizadores?

http://www.theblogismine.com/2011/04/23/mac-people-vs-pc-people-infographic/

1 comentário:

  1. Estes resultados são muito interessantes, se bem que me parecem um pouco generalizados de mais.
    Mas a verdade é que, quando comparamos estas tribos, elas são bem distintas.
    Parece-me que a tribo da apple é uma comunidade muito mais fiel tanto aos princípios e valores da marca como fiel aos produtos inovadores e criativos da Apple. Todavia, isto parece ser, em parte, fruto das políticas e da estratégia da Apple. Ela tem como objectivo principal a total satisfação dos seus clientes e fidelização dos mesmos, daí estar sempre disposta a ouvi-los, a ouvir as suas opiniões e as suas sugestões. E alia isto a uma política focada na criativadade, na inovação, investindo bastante em I&D.
    Assim, parece-me que, pelo menos inicialmente, foram os valores comunicados pela marca que influenciaram os utilizadores e que os atrairam, levando assim à fidelização e a um grande envolvimento dos consumidores com a marca.
    Parece bastante obvio que a Apple dedica-se a um nicho e por isso tem uma quota de mercado bastante inferior à Windows, contudo os seus seguidores parecem estar de tal forma fidelizados que penso ser mais fácil a Apple "roubar" clientes aos seus concorrentes do que perder clientes.
    Note-se que os valores transmitidos pela PC / Windows são diferentes, não estando esta tão preocupada com a estética dos seus produtos nem com a criatividade

    ResponderEliminar