sábado, 2 de julho de 2011

Antiquado para moderno? Sóbrio para colorido?


Estamos numa época em que quase todas as empresa procuram atrair os seus públicos alvo, o que tem-se mostrado cada vez mais complicado com a facilidade de acesso à informação por parte dos consumidores. Para suplantar isto as empresas procuram mostrar-se cada vez mais únicas, diferentes e inovadoras, procurando transmitir isto pela sua imagem institucional.

Isto porque vos venho trazer um exemplo que até aos empregados a nível global custou a habituar: a PricewaterhouseCoopers. Para quem não conhece trata-se de uma rede mundial de auditoria e consultoria, sendo o maior grupo do mundo de prestação de serviços.
Com as crises económicas que se vêm a sentir e a necessidade de se modernizar, a empresa decidiu efectuar no ano de 2010 uma mudança radical da sua imagem corporativa mundial por forma a espelhar a mudança na estratégia de marketing seguida. Para vos dar uma ideia apresento o logótipo antigo (as cores corporativas base era a escala de cinzas):
E mostro o novo logótipo que incorporam as novas cores base:


Como notam a mudança é radical transmitindo uma mensagem mais moderna algo não muito comum a este tipo de firmas que utilizavam a sua sobriedade como imagem de marca.

Deixo o convite para visitarem o site em portugal e explorarem a nova imagem: http://www.pwc.com/pt/pt

E deixo um desafio, conhecem outros casos de mudanças assim radicais de estratégia de marketing associadas a mudanças claras na imagem institucional para a sinalizar?

2 comentários:

  1. É realmente notável a mudança do logo! Está muito mais apelativa!

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  2. Esta aqui um exemplo de uma empresa (Walmart) que mudou o seu logo também de modo a ter uma melhor sinalização no mercado:
    http://www.cidadedoslogos.com/news/index.php/2008/07/01/walmart-revela-novo-logo/

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