A Google acaba de lançar nos Estados Unidos da América o Google Consumer Surveys. O conceito é que cada marca possa fazer questionários sobre os seus produtos ou serviços para serem respondidos pelos seus potenciais clientes ou interessados na marca. Por exemplo, as marcas podem perguntar coisas como “qual é o aspecto do nosso produto que mais valoriza”, ou “qual é a informação que considera importante figurar no nosso produto”, entre muitas outras possibilidades.
O serviço funciona em 4 passos muito simples:
1 – cria-se o questionário;
2 – as pessoas respondem ao inquérito para terem acesso a conteúdos exclusivos;
3 – os sites que alojam questionários são pagos sempre que alguém responde a uma pergunta;
4 – toda a informação recolhida fica organizada para análise.
Um aspecto interessante deste Google Consumer Surveys é que em vez de fazermos os nossos potenciais clientes responderem a um questionário longo, com várias perguntas, podemos fazer quantos questionários quisermos apenas com uma pergunta. As respostas serão mais frequentes e também mais precisas, de acordo com os dados recolhidos pela Google.
Quem estiver interessado em ter nos seus sites questionários, pode candidatar-se e depois será pago sempre que alguém responder a uma pergunta no seu site. Este torna-se numa nova forma de os sites de conteúdos fazerem dinheiro com as pesquisas de mercado das marcas.
A Google lançou há apenas algumas horas 3 tutoriais que ensinam a criar o questionário para a pesquisa de mercado, a definirr o target e a visualizar os resultados.
Ainda não há previsão para a chegada do serviço a Portugal, mas será sem dúvida uma ferramenta importante para as marcas conhecerem o seu mercado e uma forma fácil de rentabilizar sites de conteúdos. Qual é a vossa opinião?
Sem comentários:
Enviar um comentário