A ideia surgiu durante o lançamento do catálogo da IKEA no iPad, na Noruega. Neste
país, no inverno, as campanhas para equipamentos touch-screen são pouco apelativas, dada a incompatibilidade destes
aparelhos com a utilização de luvas.
Para resolver
este problema, a IKEA desenvolveu o kit de costura Beröra (que significa “tocar”)
com um fio condutor que, costurado
no dedo indicador de qualquer par de luvas, permite acionar todos os ecrãs
tácteis.
Como resultado
desta campanha, em duas semanas, a IKEA vendeu os 12.000 kits de costura que
tinha produzido e a aplicação IKEA para iPad disparou na App Store.
A marca sueca IKEA parece ter resolvido a incompatibilidade entre os ecrãs
tácteis e as luvas, ao mesmo tempo que promove os seus produtos e a sua marca…
Aqui fica o vídeo:
A notícia na íntegra pode ser
vista em http://p3.publico.pt/vicios/hightech/2481/ikea-depois-das-almondegas-um-fio-milagroso.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEste é um exemplo da importância dos Apps como fonte de criação de um relacionamento da marca com os seus consumidores (muito mais do que de criação de receita, embora neste caso a venda dos kits de costura tenha sido uma consequência positiva).
ResponderEliminarEsta é uma estratégia de marketing pull (é o cliente que toma a iniciativa de contactar com a empresa) que se viu muito difundida com o crescimento da internet móvel.