A partir de frases de filmes retiradas do IMDB
(Internet Movie Data Base), investigadores de Ciências da Computação da
Universidade de Cornell, nos EUA, afirmam ter descoberto a fórmula para
criar slogans memoráveis.
O grupo de cientistas, composto por
Cristian Danescu-Niculescu-Mizil, Justin Cheng, Jon Kleinberg e Lillian
Lee, analisou frases retiradas de cerca de mil filmes no site de
informações técnicas sobre títulos de cinema. A partir dos dados
analisados, identificaram que frases com pronomes pessoais e artigos
indefinidos são mais impactantes e, portanto, memoráveis, porque criam
uma noção de proximidade durante a fala. Verbos conjugados no passado
servem para identificar eventos específicos, enquanto que verbos no
presente são úteis para traduzir conceitos mais gerais.
Os cientistas não recorreram a discursos
de pessoas famosas. Deram, antes, preferência a frases reconhecidas da
cultura pop. A investigação separa dois tipos diferentes de citações:
frases com mudanças de sentido ou mudanças sonoras, e frases com ideias
mais genéricas. A frase “Half a million dollars will always be missed”
(”Vão sempre perder-se meio milhão de dólares”), do filme “Jackie
Brown”, de Quentin Tarantino, transmite a ideia de quebra, de
contradição, afirmam os cientistas, citados pela Exame brasileira. Já a
frase “A long time ago in a galaxy far, far away” (”Há muito tempo, numa
galáxia muito muito distante”), da saga Star Wars, de George Lucas,
traz uma ideia genérica, que pode ser recordada noutras situações.
Os cientistas explicam, por exemplo, que
personagens de filmes com sotaque ou falas engraçadas são mais
recordadas, principalmente se as frases puderem ser utilizadas noutros
contextos. Por outro lado, personagens como as do realizador George
Lucas são adequadas para personalizar assinaturas de marcas, com
significados mais abrangentes. Será que a Internet e todas as suas plataformas reforçam este caso ou diminuem a capacidade de retenção, uma vez que os estímulos e os "inputs" se multiplicam?
Achei o artigo interessantíssimo e, de facto, merece estudo na área do Marketing, nomeadamente para os slogans, assinaturas e mensagens das Marcas.
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