Os utilizadores de redes sociais, que
interagem diariamente com determinadas empresas e produtos, preferem
partilhar opiniões positivas sobre as mesmas. Esta é uma das principais
conclusões obtidas por uma análise da Press Cutting Service, agência
especializada na monotorização e controlo de notícias, e que o site
Marketing Directo divulga.
Neste estudo, realizado durantes seis
meses através de plataformas como Facebook, Twitter, Linkedin e Youtube,
analisou-se o tom de conversação dos consumidores e os seus temas
favoritos. Por parte das marcas, a investigação centrou-se no seu modo
de participação e presença nas ditas redes sociais.
Ignácio Caballero, director técnico da
Press Cutting Service, confessa que o estudo surpreendeu os responsáveis
da própria agência. “Surpreendeu-nos verificar que nas redes sociais
predominam os comentários positivos e que a crítica só acontece quando a
marca comete algum erro”.
Quais os temas mais recorrentes nas
redes sociais quando se fala de marcas? Segundo a análise, o grau de
satisfação obtidos a partir dos produtos e as experiências pessoais dos
consumidores são os assuntos mais debatidos.
Já no que diz respeito às marcas,
verifica-se que a tendência é utilizar estas plataformas mais para
comunicar do que propriamente para fazer publicidade. Na medida em que
as redes sociais são por excelência locais onde os utilizadores desejam
comunicar, acaba por ser desagradável para os mesmos terem de suportar
uma avalanche comercial. E as marcas estão cada vez mais atentas a esta
realidade.
Chegou-se igualmente à conclusão de que,
enquanto certas marcas têm apenas algumas referências nas redes
sociais, outras recebem grande atenção por parte dos consumidores. “Não
deixa de ser um comportamento paralelo àquilo que se observa na vida
real”, garante Ignácio Caballero, que, ainda assim, reforça a ideia de
que existe algum caminho a percorrer, quer por parte das empresas, quer
por parte do público, na relação com este mundo das novas tecnologias.
in Imagens de Marca
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