quinta-feira, 17 de maio de 2012

Do quase-anonimato para a notoriedade internacional

Poderão conhecer Anthony Bourdain, bem como poderão conhecer o conjunto musical português Dead Combo. Aparentemente não terão nada em comum e não tinham até Bourdain, reconhecido chef de cozinha e host de um programa televisivo de fama mundial chamado "No Reservations", decidir vir à capital portuguesa e fazer disso mais um episódio do seu programa.
Conversou com António Lobo Antunes, Carminho, Tozé Brito e outros. O objectivo seria retratar Lisboa não só através da sua gastronomia mas também tentar emprestar alguma "portugalidade" ao episódio em causa.
Bourdain, pródigo em escolher boas bandas sonoras para as suas viagens, escolheu desta feita os Dead Combo com esse objectivo, o de ilustrar o retrato de Lisboa com a sua música.
Isto, e uma conversa com os 2 membros da banda durante o episódio, fez com que alguns dos álbuns dos mesmos atingissem o Top 10 de vendas de Música do Mundo do iTunes (plataforma de música da apple).
Os problemas crónicos da música portuguesa esfumaram se por instantes quando Bourdain pôs os pés em Portugal. Os Dead Combo, músicos com qualidade quase-indiscutível até então não tinham tido escala, Bourdain deu lhes isso, um público à escala Mundial. Pareceu fácil a internacionalização de bandas portuguesas por momentos.
Em conclusão, nunca os Dead Combo tiveram ou terão uma oportunidade como esta para se auto-promover, desde logo, especulo eu, não tiveram que pagar qualquer quantia para entrar no episódio, aliás o contrário é que poderá ter sucedido, depois nenhuma campanha publicitária comum alcançará tal sucesso no que se refere a captar novos fãs internacionais. Hoje em dia com a Internet, a divulgação e produção musical cresceu de forma exponencial e portanto o apreciador de música já não tem tempo nem paciência para ouvir qualquer banda, tem que haver alguma motivação adicional para se descobrir um artista(s) novo(s). Esta incursão nesta série deu lhes escala como referido atrás mas também deu um "embrulho" ao espectador que lhe chamou a atenção e o seduziu e só dessa maneira os Dead Combo passam do quase-anonimato para a notoriedade internacional.

O episódio podem vê lo abaixo, na imagem do vídeo temos desde logo Pedro Gonçalves, contrabaixista da banda em questão.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário