terça-feira, 1 de maio de 2012

Pingo Doce a metade do preço.

O Pingo Doce lançou, hoje, uma campanha que causou reboliço nas lojas e nos media (50% de desconto imediato para compras superiores a 100E). 

As redes sociais - acompanhei o Facebook - passaram o dia a falar sobre tema. A comunicação social também.  Aqui, aqui aqui. Sobretudo porque a afluência foi de tal ordem que deu origem a desacatos entre clientes, ao caos e a enormes filas de espera . Algumas lojas chegaram mesmo a encerrar.

Mas será que esta campanha não viola as leis da concorrência, que proíbem a venda abaixo do preço de custo? 

Terá sido uma boa campanha de Marketing ao Pingo Doce? Mesmo tendo ficado associada a lojas com prateleiras vazias, confusão e intervenções da PSP? Ou, terá servido para reposicionar o Pingo Doce, no mercado, pelo preço?

5 comentários:

  1. Segundo o Jornal Público, a ASAE já está a investigar a iniciativa, por suspeitar ilegalidade http://economia.publico.pt/Noticia/asae-analisa-promocao-que-gerou-corrida-louca-as-lojas-do-pingo-doce-1544302
    Mas não creio que um grupo tão sólido e com tantos anos de experiência fosse pôr em prática uma campanha irregular. Agora que não devem ter medido as consequências isso é bem provável, pelo menos não deviam de prever tamanha adesão e confusão.....
    O Público tem, no seu site, um inquérito a decorrer.Pergunta aos seus leitores se concordam ou não com a campanha do 1ºde Maio do Pingo Doce, e até agora está a ganhar o não...vamos esperar os resultados para ver....está aberta a polémica :)

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  2. A campanha pode ter sido polémica e as pessoas podem não concordar com a sua realização, mas o que é certo é que registou uma adesão sem precedentes e uma publicidade gratuita gigantesca, que incluiu o Facebook, a abertura de telejornais em horário nobre e as primeiras páginas dos principais jornais do país.
    Quanto ao facto de existir alguma ilegalidade, é bem possível. Basta a coima compensar.

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  3. Quanto à questão de ser ilegal ou não, não tenho dados para construir uma resposta, devemos esperar pela decisão da Autoridade da Concorrência ou da ASAE.
    Este post traz mais uma vez a lume a questão já discutida neste blog da publicidade e má publicidade. Também eu acompanhei este fenómeno via redes sociais e a publicidade/ má publicidade foi gigante, o feed de notícias tinha mesmo muitas noticias, fotos, ligações que tinham que ver com o Pingo Doce.
    Vi desde humor a criticas. Facto é que o Pingo Doce já com a sua famosa canção, que foi adjectivada de irritante, teve um hype tremendo, desta vez também. A marca alcançou muita notoriedade e foi tema de conversa on-line e off-line.

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  4. A Ryanair ironizou a inicitiva no seu site, onde se pode ler "Não precisa de ir a correr para o supermercado para encontrar preços com descontos". http://www.ryanair.com/pt

    Desde que dentro do que é legal, sou a favor de tudo o que beneficie o consumidor, o seu poder de compra e a livre concorrência. Se pensarmos que os famosos saldos, frequentemente têm campanhas de 50%, lotação de lojas e confusão, talvez não cause tanta estranheza uma campanha destas. Agora a questão é que os "saldos" estarão dentro do legal, esta campanha não sabemos.

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  5. Eu diria que sendo, legal ou tendo algumas pitadas de ingredientes ilegais, facilmente rebatíveis pelos advogados e estrategas de uma organização com este prestígio e dimensão, (como por exemplo alocar o diferencial entre o valor pago e o preço de custo do produto à rubrica destinada ao orçamento de Marketing/Promoções da insígnia, evitando assim a questão do dumping) o PingoDoce não só associou a sua imagem a promoções, preços baixos, e atenção para com a situação economico-social dos Portugueses, como realizou um tremendo encaixe financeiro, tendo esvaziado os seus stocks, ganho poder negocial para com os produtores/fornecedores, acesso a melhores condições financeiras por via do rappel negociado com os mesmos, e também captado inúmeros clientes (que optaram por antecipar compras futuras), uns já do PingoDoce, e muitos outros das insígnias concorrentes!!

    Tenho conhecimento por intermédio de um amigo que representa um dos grandes fornecedores do PingoDoce, que no dia seguinte à acção, realizaram a maior encomenda de sempre de forma a repor os stocks de lojas, bem como de armazéns, .. isso dará seguramente uma noção da dimensão de que estamos a falar !!

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