Gympact é o nome da aplicação para smartphones que nos recompensa financeiramente por irmos ao ginásio, mas também penaliza se não formos. Vejam o vídeo para perceberem como funciona!
(Rita Garcia e Sofia Magalhães, já não há desculpas!)
Excelente ideia!! Não consigo imaginar uma forma melhor de incentivar as pessoas a irem ao ginásio. Clientes(assíduos)e ginásio saem a ganhar com esta iniciativa.
(de qualquer maneira, mesmo sem este incentivo, estamos motivadíssimas :))
Muito sinceramente não conhecia a ideia e posso dizer que pelo que conheço da nossa sociedade e no meu caso em concreto, seria uma excelente motivação para ir ao ginásio.A aplicação das novas tecnologias ajuda cada vez mais a ter um controlo da assiduidade dos clientes e um importante meio de fazer "check-in".Quem sabe se com a primeira multa deixa de haver aquela desculpa do "para a semana não posso mesmo faltar!".
Ahahah muito boa ideia Mariana :) Mas acho que até temos cumprido os nosso objetivos... De qualquer forma, parece-me ser uma ótima aplicação para aquelas pessoas que arranjam desculpas a toda a hora para evitar o exercício físico!
Trata-se na realidade de uma excelente fusão entre a teoria do Condicionamento operante do psicólogo Burrhus Frederic Skinner com as estratégias de marketing. Para quem não se recorda desta teoria,aqui vão alguns auxiliares de memória
O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente.
Comportamento ------> Consequência
Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).
Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).
Quando uma contingência se diz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável;
Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável);
Daí quatro tipos de contingências operantes:
Reforço positivo: Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado; Aumento da frequência do comportamento; Exemplo:
i. Se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar;
ii. Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio;
Reforço negativo: Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado; Aumento da frequência do comportamento; Exemplo:
i. Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques eléctricos;
ii. Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores;
Punição positiva: Apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado; Diminuição da frequência do comportamento; Exemplo:
i. Se o rato sair do perímetro definido leva choque eléctrico;
ii. Se a criança faz birra leva uma repreensão;
Punição negativa: Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado; Diminuição da frequência do comportamento; Exemplo:
i. Se o pombo defecar fora do local apropriado é-lhe removida a alimentação;
ii. Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana; A extinção e a punição tendem a diminuir a frequência dos comportamentos. Na extinção, o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforços contingentes à resposta (aqueles que são responsáveis pela sua manutenção).
A técnica mais eficaz e recomendada para alterar comportamentos consiste na extinção e não na punição, pois esta última traz muitas consequências adversas.
Excelente ideia!! Não consigo imaginar uma forma melhor de incentivar as pessoas a irem ao ginásio. Clientes(assíduos)e ginásio saem a ganhar com esta iniciativa.
ResponderEliminar(de qualquer maneira, mesmo sem este incentivo, estamos motivadíssimas :))
Muito sinceramente não conhecia a ideia e posso dizer que pelo que conheço da nossa sociedade e no meu caso em concreto, seria uma excelente motivação para ir ao ginásio.A aplicação das novas tecnologias ajuda cada vez mais a ter um controlo da assiduidade dos clientes e um importante meio de fazer "check-in".Quem sabe se com a primeira multa deixa de haver aquela desculpa do "para a semana não posso mesmo faltar!".
ResponderEliminarAhahah muito boa ideia Mariana :) Mas acho que até temos cumprido os nosso objetivos...
ResponderEliminarDe qualquer forma, parece-me ser uma ótima aplicação para aquelas pessoas que arranjam desculpas a toda a hora para evitar o exercício físico!
De facto, é uma excelente ideia!!!
ResponderEliminarTrata-se na realidade de uma excelente fusão entre a teoria do Condicionamento operante do psicólogo Burrhus Frederic Skinner com as estratégias de marketing.
Para quem não se recorda desta teoria,aqui vão alguns auxiliares de memória
O condicionamento operante considera que as consequências de um comportamento podem influenciar a probabilidade de este ocorrer novamente.
Comportamento ------> Consequência
Se essa consequência for agradável, a frequência do comportamento vai aumentar (reforço).
Se a consequência for desagradável a frequência do comportamento vai diminuir (punição).
Quando uma contingência se diz positiva significa que há uma apresentação de um estímulo que pode ser agradável ou desagradável;
Quando a contingência é negativa significa que há uma remoção de um evento ou estímulo (agradável ou desagradável);
Daí quatro tipos de contingências operantes:
Reforço positivo:
Apresentação de um estimulo agradável após um comportamento desejado;
Aumento da frequência do comportamento;
Exemplo:
i. Se o pombo tocar a campainha recebe alimento suplementar;
ii. Se o aluno tiver boas notas recebe um elogio;
Reforço negativo:
Remoção (negativo) de um evento desagradável após o comportamento desejado;
Aumento da frequência do comportamento;
Exemplo:
i. Se o rato puxar a alavanca deixa de levar choques eléctricos;
ii. Se o doente tomar os comprimidos deixa de sentir dores;
Punição positiva:
Apresentação de uma consequência desagradável após a realização de um comportamento não desejado;
Diminuição da frequência do comportamento;
Exemplo:
i. Se o rato sair do perímetro definido leva choque eléctrico;
ii. Se a criança faz birra leva uma repreensão;
Punição negativa:
Remoção de um evento agradável após a realização de um comportamento não desejado;
Diminuição da frequência do comportamento;
Exemplo:
i. Se o pombo defecar fora do local apropriado é-lhe removida a alimentação;
ii. Se criança partir um jarro deixa de poder ver televisão durante uma semana;
A extinção e a punição tendem a diminuir a frequência dos comportamentos. Na extinção, o comportamento tende a diminuir de frequência em função da retirada de reforços contingentes à resposta (aqueles que são responsáveis pela sua manutenção).
A técnica mais eficaz e recomendada para alterar comportamentos consiste na extinção e não na punição, pois esta última traz muitas consequências adversas.