Hoje trago-vos o top das dez marcas portuguesas mais valiosas segundo ranking do “Top Portuguese Brands League Table 2012”, estudo realizado pela Brand Finance, consultora internacional especializada em Gestão e Avaliação de Ativos Intangíveis, direcionado ao mercado nacional.
Para aferir o valor das marcas nacionais foram avaliados indicadores de força como brand equity (funcionalidade, condução do negócio, emoção e fidelidade), risco e performance financeira.
Se virmos bem...são marcas com grande nome. Então, em 144 marcas, fica aqui o top 10:
1ª EDP
2ºGalp Energia
3ºPortugal Telecom
4ºJerónimo Martins
5ºTAP
6ºContinente
7ºTMN
8ºCaixa Geral de Depósitos
9º Grupo Mota-Engil
10º Banco Espírito Santo
Para mais informações, ver a noticia na integra em: http://marketeer.pt/2012/06/04/edp-galp-energia-pt-e-jeronimo-martins-sao-as-mais-valiosas/
No seguimento da apresentação de ontem do tema "Marketing de Guerrilha" que mostrava que das 10 marcas mais valiosas de todo o Mundo 8 tinham realizado uma ação de guerrilha, quero também aqui no caso português assinalar que pelo menos a TAP (flashmob) e a TMN (best seat tmn) desenvolveram ações de guerrilha nos últimos anos. Este facto a meu ver ajuda as marcas a ter maior notoriedade, em Portugal não será muito diferente.
ResponderEliminarConcordo com o Tiago, mas a meu ver fica aqui comprovado que o Marketing de guerrilha não é só utilizado por empresas de poucos recursos financeiros, é cada vez mais uma excelente ferramenta de comunicação e marketing.Se analisarmos bem, estas empresas dispões de orçamentos para publicidade elevadíssimos e gastam quantias exorbitantes em Marketing e publicidade. exceptuando a TAP....
ResponderEliminar