Todos conhecem o famoso Gangnam Style mas, mais do que conhecer a música ou até mesmo a coreografia, o interessante é perceber a máquina de marketing por detrás de todo o sucesso, e que permitiu ao seu autor Psy algo nunca antes alcançado, de forma viral e sem precedentes.
O vídeo original no Youtube tem já 1.339.555.702 visualizações (número quase impossível de ler!) e continua dia após dia a crescer, tendo já ultrapassado outros sucessos e estando já no livro Guiness como o vídeo mais visto de sempre! (isto sem contar com as inúmeras adaptações e remakes).
Mas a que se deve todo este sucesso? Para começar, a canção não tinha intencionalmente direitos de autor para que as pessoas fossem encorajadasa criar as suas próprias imitações online. Outra táctica adoptada foi o uso das redes sociais tendo sido utilizada a técnica de "crowdsourcing" para coreografar a agora famosa "dança do cavalo invisível". O autor Psy pediu e compilou sugestões de toda a comunidade de dança coreana para criar aqueles movimentos que agpra são populares.
Embora Psy seja geralmente incluído na categoria K-Pop (abreviatura para música pop coreana), ele encaixa-se com muita dificuldade no molde de outros artistas desse género. Na realidade, o seu aspeto e atitudesão muito mais proximos dos das pessoas comuns.
Para além de tudo isto, o Gangnam Style goza com a \asd forma como o homem comum fantasia com um estilo de vida que busca a gratificação instantânea, simbollizada pela zona luxuosa de Seoul conhecida como Gangnam. O tema anti-materialismo no momento de uma recessão global ajudou a amapliar o apelo da canção.
Por tudo isto será certo retirarmos algumas lições que podem ser aprendidas com o Psy:
Torne o seu produto ou marca mais personalizável.
O facto de não haver direitos de autor e a palavra "Style" do título da canção tiveram um papel importante em permitir que as pessoas adotassem, estilizassem à sua maneira e depois difundissem a música facilmente. Da mesma forma, os produtos e marcas precisam de descobrir os seus próprios elementos que possam ser igualmente personalizáveis.
Seja aberto, mas de uma forma controlada.
A estratégia de "crowdsourcing" de Psy foi limitada apenas à comunidade de dança. Confinar a fonte de ideias a uma base com verdadeiros conhecimentos na área permtiu que Psy aumentasse a criatividade, mas se certificasse ao mesmo tempo que não se perdia tempo a filtrar ideias impraticáveis.
Encontre um denominador emocional invulgarmente comum que várias culturas se identifiquem.
Psy afirmou que fez o vídeo de "Gangnam Style" apenas para o seu país. Mesmo asssim, tanto o vídeo como Psy disfrutam agora de ppulariddae universal apesar de contrariar a convenção em termos de idioma e do aspecto de um ídolo pop global. Na realidade, o apelo transcendente de Psy é que ele é um ídolo anti-pop que se sente muito confortável na sua pele. As arcas enfrentam um desafio quando entram em mercados globais que estão muitas vezes muito saturados por marcas já estabelecidas. à medida que os meracdos emergentes globais se tornam mais conhecedores e procuram uma maior autenticidade nas suas marcas, uma estratégia de posicionamento como a de Psy é o que as empresas, especialmente as que chegam em último, devem considerar: precisam de ser iconoclastas, divertidas e, acima de tudo, sinceras.
Em última análise, "Gangnam Style" pode vir a ser apenas um prodigío que não se repetirá, mas ao seguir as razões para o seu sucesso, as empresas podem tornar-se máquinas também geradoras de sucessos.
O vídeo original aqui
A versão portuguesa mais conhecida aqui
Por tudo isto será certo retirarmos algumas lições que podem ser aprendidas com o Psy:
Torne o seu produto ou marca mais personalizável.
O facto de não haver direitos de autor e a palavra "Style" do título da canção tiveram um papel importante em permitir que as pessoas adotassem, estilizassem à sua maneira e depois difundissem a música facilmente. Da mesma forma, os produtos e marcas precisam de descobrir os seus próprios elementos que possam ser igualmente personalizáveis.
Seja aberto, mas de uma forma controlada.
A estratégia de "crowdsourcing" de Psy foi limitada apenas à comunidade de dança. Confinar a fonte de ideias a uma base com verdadeiros conhecimentos na área permtiu que Psy aumentasse a criatividade, mas se certificasse ao mesmo tempo que não se perdia tempo a filtrar ideias impraticáveis.
Encontre um denominador emocional invulgarmente comum que várias culturas se identifiquem.
Psy afirmou que fez o vídeo de "Gangnam Style" apenas para o seu país. Mesmo asssim, tanto o vídeo como Psy disfrutam agora de ppulariddae universal apesar de contrariar a convenção em termos de idioma e do aspecto de um ídolo pop global. Na realidade, o apelo transcendente de Psy é que ele é um ídolo anti-pop que se sente muito confortável na sua pele. As arcas enfrentam um desafio quando entram em mercados globais que estão muitas vezes muito saturados por marcas já estabelecidas. à medida que os meracdos emergentes globais se tornam mais conhecedores e procuram uma maior autenticidade nas suas marcas, uma estratégia de posicionamento como a de Psy é o que as empresas, especialmente as que chegam em último, devem considerar: precisam de ser iconoclastas, divertidas e, acima de tudo, sinceras.
Em última análise, "Gangnam Style" pode vir a ser apenas um prodigío que não se repetirá, mas ao seguir as razões para o seu sucesso, as empresas podem tornar-se máquinas também geradoras de sucessos.
O vídeo original aqui
A versão portuguesa mais conhecida aqui
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