Realizou-se dia 17 de Abril, no âmbito da disciplina de
WebMarketing e Comércio Electrónico do Mestrado em Gestão de Serviços, o
seminário “Tendências de Gestão e Marketing para 2013-2015”, com a presença de
Pedro Miguel Barbosa, autor do livro "Harvard Trends: 45 Tendências de
Gestão".
Os temas abordados abrangeram tendências e trendseeking tratados em
universidades como Harvard, Iese, Oxford, London Business School e Insead., incluindo Marketing, Comportamento do Consumidor, Gestão Global,
Liderança, Estratégia, Competências e Gestão de Pessoas, Inovação, Apps e Redes
Sociais.
Pedro Miguel Barbosa é gestor, cronista e professor, ele próprio um mashup de diferentes áreas de conhecimento que se complementam.
Atualmente, integra os quadros do Grupo El Corte Inglês, função que acumula com atividades de docência.
Para além de community manager em variados projetos online, é autor dos best sellers "Speculations and Trends" (2009) e "Harvard Trends" (2011), ambos escritos em ambiente de crowdsourcing. O último livro editado é "Harvard Trends 2013".
Obrigada a todos os que participaram!
Obrigado nós professora, pelo excelente seminário que nos proporcionou. Fiquei fã do Pedro! Que máquina! :) E no fim fui falar com ele e ele foi mesmo acessível. Vejam o about.me dele, está fantástico: pbarbosa.com
ResponderEliminarTive mesmo pena de não poder estar presente, mas motivos profissionais impediram-me. Existem vídeos que possam partilhar, por favor? Obrigada
ResponderEliminarOlá Jéssica! Se quiser aceder à apresentação que serviu de base ao seminário, pode contactar diretamente o orador (pbarbosa@gmail.com). Foi o próprio que convidou os presentes a fazê-lo.
ResponderEliminarGostei imenso da apresentação do Pedro (se me é possível tratá-lo desta forma). Foi engraçado constatar que muitos dos conceitos apresentados vão ao encontro do que temos falado nas aulas, mas com nomes pomposos.... a teoria base não nos era totalmente desconhecida. É um excelente orador e transmite as ideias de forma muito clara. Gostei muitíssimo!!!!!
ResponderEliminarUm dos temas abordados neste seminário e que também está desenvolvido no último livro de Pedro Miguel Barbosa está relacionado com esta nova terminologia: “infoxication”.
ResponderEliminarNa realidade a infoxication ocorre quando a informação que recebemos excede a nossa capacidade de a processar. Necessariamente que este fenómeno tornou-se cada vez mais atual quando intensificamos a nossa vida digital e quando adotamos um modo de estar sempre on-line.
Por isso temos de desenvolver capacidades de estabelecer prioridades e de aplicar filtros às várias fontes de conteúdos a que estamos conectados. Só assim poderemos ambicionar tomar as decisões acertadas e sermos mais produtivos e não acabar submergidos em tanta informação que nos pode conduzir à paralisação da decisão.
No entanto um percurso é irreversível: o crescimento exponencial da informação vai continuar a exigir que cada um de nós seja cada vez mais multi-task...