As tecnologias e o crescimento do comércio eletrónico estão a criar novos hábitos nos consumidores.
Antes de sairmos de casa para comprar alguma coisa vamos à internet comparar preços, escolhemos exatamente as características que queremos em cada produto, vemos se tem ou não disponibilidade na loja, etc.
A propósito do que falamos na última aula, deixo aqui as tendências do comércio para o ano de 2020:
1. As lojas físicas tendem a especializar-se. Com a crescente digitalização, as lojas físicas irão progressivamente desaparecer, e apenas aquelas que tenham a capacidade de se especializar vão conseguir sobreviver.
2. Os smartphones vão converter-se em verdadeiros conselheiros privados. Os telemóveis inteligentes vão conhecer de forma mais aprofundada os nossos gostos e necessidades, oferecendo conselhos e atividades personalizadas.
3. Os cupões de desconto serão uma arma de marketing. Os cupões de oferta e de desconto vão converter-se em algo imprescindível para atrair clientes e criar laços com aqueles que já o são.
4. O botão “Gosto” irá ultrapassar a barreira digital. As lojas físicas poderão no futuro incluir cabides com ecrãs nos quais os clientes poderão fazer “like” da peça que seja do seu agrado (ex. C&A Brasil)
5. Os produtos mostrarão mais informação sobre si próprios. Graças aos chips integrados nas roupas, os consumidores terão a possibilidade de aceder a informações adicionais do produto escolhido.
6. Os espelhos inteligentes serão “normais”. A presença de espelhos que explicam as características da roupa que se está a provar vão ser comuns nas lojas físicas.
7. A barreira entre o comércio online e offline tenderá a desaparecer. As lojas físicas poderão tornar-se em verdadeiros locais híbridos, apresentando características das lojas online. Além disso, os produtos vão apresentar-se de forma cada vez mais criativa e surpreendente, para gerar expectativa e interesse nos clientes.
Estas mudanças acima descritas implicarão grandes alterações na sociedade e na nossa forma de fazer comércio.
Julgo que o fim anunciado das lojas físicas não vá ainda ocorrer dentro dos próximos 10 anos. Não nos podemos esquecer que existem ainda muitas pessoas (nomeadamente nos meios mais rurais e/ou com reduzidas habilitações) que ainda não estão tão ligadas a este mundo online, e muito menos estão preparadas para esta mudança drástica na forma de "comprar". Ir ao supermercado, ir ao shopping e experimentar a roupa, continuarão a ser hábitos de parte da população portuguesa nos próximos anos.
Esta evolução descrita deverá, muito provavelmente, acompanhar as gerações mais novas, ao longo dos anos. E esta evolução já começou!
Fonte: Imagens de Marca
Consumidores estão diferentes. Os consumidores são diferentes. Os consumidores assumem-se como diferentes.
ResponderEliminarEles tendem a utilizar, cada vez mais, a internet e rejubilam-se com tudo aquilo que a era digital lhes tem proporcionado. Os smartphones, por exemplo, estão sempre em sua posse e tornaram-se num meio eficaz e eficiente para procurarem as características dos produtos escolhidos e até selecioná-los, nomeadamente graças à leitura do código de barras e QRS. Estes poderão, até, serem utilizados para fazer pagamentos, facilitando a vida dos consumidores que querem mais e mais a celeridade dos processos e a instantaneidade de tudo o que os rodeia. Desta forma as lojas físicas têm, claramente de optar por uma integração dos dois mundos, online e offline, de modo a não caírem no esquecimento daqueles que fazem o seu negócio prosperar.
As lojas físicas têm de se adaptar a este novo conceito de consumidor que compara preços, que procura opiniões sobre produtos no google e, acima de tudo, este novo consumidor que não gosta de esperar!
EliminarO tempo dirá se as lojas estão preparadas para esta convergência online/offline e para este "braço-de-ferro" com o próprio cliente ;)
É um facto, os consumidores, reflectem, actualmente, tendências de consumo muito diferentes! Sem dúvida que para isso contribuem, decisivamente, as mais diversas tecnologias. O mercado "tradicional" terá certamente que evoluir, ajustando-se às novas exigências e tendências de consumo.
ResponderEliminarPenso não ser realista a ideia e/ou convicção que "Com a crescente digitalização, as lojas físicas irão progressivamente desaparecer...".
A socialização, enquanto conceito, de interacção em vários domínios e diferentes ambientes, é uma necessidade intrínseca do ser humano. O e-commerce terá sempre este "obstáculo" à perna!