quinta-feira, 23 de maio de 2013

O Comércio em 2020

As tecnologias e o crescimento do comércio eletrónico estão a criar novos hábitos nos consumidores.
 
Antes de sairmos de casa para comprar alguma coisa vamos à internet comparar preços, escolhemos exatamente as características que queremos em cada produto, vemos se tem ou não disponibilidade na loja, etc.

A propósito do que falamos na última aula, deixo aqui as tendências do comércio para o ano de 2020:

1. As lojas físicas tendem a especializar-se. Com a crescente digitalização, as lojas físicas irão progressivamente desaparecer, e apenas aquelas que tenham a capacidade de se especializar vão conseguir sobreviver.

2. Os smartphones vão converter-se em verdadeiros conselheiros privados. Os telemóveis inteligentes vão conhecer de forma mais aprofundada os nossos gostos e necessidades, oferecendo conselhos e atividades personalizadas.

3. Os cupões de desconto serão uma arma de marketing. Os cupões de oferta e de desconto vão converter-se em algo imprescindível para atrair clientes e criar laços com aqueles que já o são.

4. O botão “Gosto” irá ultrapassar a barreira digital. As lojas físicas poderão no futuro incluir cabides com ecrãs nos quais os clientes poderão fazer “like” da peça que seja do seu agrado (ex. C&A Brasil)

5. Os produtos mostrarão mais informação sobre si próprios. Graças aos chips integrados nas roupas, os consumidores terão a possibilidade de aceder a informações adicionais do produto escolhido.

6. Os espelhos inteligentes serão “normais”. A presença de espelhos que explicam as características da roupa que se está a provar vão ser comuns nas lojas físicas.

7. A barreira entre o comércio online e offline tenderá a desaparecer. As lojas físicas poderão tornar-se em verdadeiros locais híbridos, apresentando características das lojas online. Além disso, os produtos vão apresentar-se de forma cada vez mais criativa e surpreendente, para gerar expectativa e interesse nos clientes.


Estas mudanças acima descritas implicarão grandes alterações na sociedade e na nossa forma de fazer comércio.
 
Julgo que o fim anunciado das lojas físicas não vá ainda ocorrer dentro dos próximos 10 anos. Não nos podemos esquecer que existem ainda muitas pessoas (nomeadamente nos meios mais rurais e/ou com reduzidas habilitações) que ainda não estão tão ligadas a este mundo online, e muito menos estão preparadas para esta mudança drástica na forma de "comprar". Ir ao supermercado, ir ao shopping e experimentar a roupa, continuarão a ser hábitos de parte da população portuguesa nos próximos anos.
 
Esta evolução descrita deverá, muito provavelmente, acompanhar as gerações mais novas, ao longo dos anos. E esta evolução já começou!


3 comentários:

  1. Consumidores estão diferentes. Os consumidores são diferentes. Os consumidores assumem-se como diferentes.

    Eles tendem a utilizar, cada vez mais, a internet e rejubilam-se com tudo aquilo que a era digital lhes tem proporcionado. Os smartphones, por exemplo, estão sempre em sua posse e tornaram-se num meio eficaz e eficiente para procurarem as características dos produtos escolhidos e até selecioná-los, nomeadamente graças à leitura do código de barras e QRS. Estes poderão, até, serem utilizados para fazer pagamentos, facilitando a vida dos consumidores que querem mais e mais a celeridade dos processos e a instantaneidade de tudo o que os rodeia. Desta forma as lojas físicas têm, claramente de optar por uma integração dos dois mundos, online e offline, de modo a não caírem no esquecimento daqueles que fazem o seu negócio prosperar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As lojas físicas têm de se adaptar a este novo conceito de consumidor que compara preços, que procura opiniões sobre produtos no google e, acima de tudo, este novo consumidor que não gosta de esperar!
      O tempo dirá se as lojas estão preparadas para esta convergência online/offline e para este "braço-de-ferro" com o próprio cliente ;)

      Eliminar
  2. É um facto, os consumidores, reflectem, actualmente, tendências de consumo muito diferentes! Sem dúvida que para isso contribuem, decisivamente, as mais diversas tecnologias. O mercado "tradicional" terá certamente que evoluir, ajustando-se às novas exigências e tendências de consumo.
    Penso não ser realista a ideia e/ou convicção que "Com a crescente digitalização, as lojas físicas irão progressivamente desaparecer...".
    A socialização, enquanto conceito, de interacção em vários domínios e diferentes ambientes, é uma necessidade intrínseca do ser humano. O e-commerce terá sempre este "obstáculo" à perna!

    ResponderEliminar