Entenda-se por “THE F-FACTOR” a influência que os 3 F’s –
friends (amigos), fans (fãs) e followers (seguidores) – têm sobre as decisões
de compra dos consumidores.
O F-FACTOR permite aos
consumidores descobrirem o “melhor do melhor” sem desperdiçar tempo na sua
procura e sem confiar em fontes distantes ou até pouco fiáveis. O F-FACTOR prende-se
com o facto das marcas serem tão excepcionais que os consumidores vão
encontrá-las e escolhe-las, sem que estas tenham que fazer algo para chamar a
atenção do consumidor.
Atualmente, o F-FACTOR está mais
presente a nível online, sendo alimentado por novas ferramentas e plataformas
disponíveis.
Formas como o F-FACTOR influencia o
comportamento de consumo:
- F-DESCOBERTA: Como os consumidores descobrem novos produtos ao confiarem nas suas redes sociais.
- F-AVALIADO: Como os consumidores vão cada vez mais receber avaliações e recomendações direcionadas das suas redes sociais.
- F-FEEDBACK: Como os consumidores podem pedir aos seus amigos e seguidores que aperfeiçoem e validem as suas decisões de compra.
- F-JUNTOS: Como o ato de compra é cada vez mais social, mesmo quando os consumidores e os seus pares não estão fisicamente juntos.
- F-EU: Como as redes sociais dos consumidores literalmente se transformam em redes de bens e serviços.
Estatísticas do F-FACTOR em
relação às marcas:
- 3/4 de usuários do Facebook “Gostam” de uma marca.
- A marca Juicy Couture descobriu que sua taxa de conversão de vendas aumentou 160% depois da instalação de ferramentas para partilha social.
Em suma,
a única forma que as marcas têm de garantir o sucesso é fazendo com que os
consumidores gostem delas, devido à sua performance de qualidade superior. Contudo, atualmente é também
essencial que as empresas apresentem novas ferramentas e plataformas que ajudem
os consumidores a descobrir, discutir e comprar os seus bens ou serviços.
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