sábado, 25 de maio de 2013

"THE F-FACTOR"

Entenda-se por “THE F-FACTOR” a influência que os 3 F’s – friends (amigos), fans (fãs) e followers (seguidores) – têm sobre as decisões de compra dos consumidores.

O F-FACTOR permite aos consumidores descobrirem o “melhor do melhor” sem desperdiçar tempo na sua procura e sem confiar em fontes distantes ou até pouco fiáveis. O F-FACTOR prende-se com o facto das marcas serem tão excepcionais que os consumidores vão encontrá-las e escolhe-las, sem que estas tenham que fazer algo para chamar a atenção do consumidor.

Atualmente, o F-FACTOR está mais presente a nível online, sendo alimentado por novas ferramentas e plataformas disponíveis.



Formas como o F-FACTOR influencia o comportamento de consumo:
  • F-DESCOBERTA:  Como os consumidores descobrem novos produtos ao confiarem nas suas redes sociais.
  • F-AVALIADO:  Como os consumidores vão cada vez mais receber avaliações e recomendações direcionadas das suas redes sociais.
  • F-FEEDBACK:   Como os consumidores podem pedir aos seus amigos e seguidores que aperfeiçoem e validem as suas decisões de compra.
  • F-JUNTOS:  Como o ato de compra é cada vez mais social, mesmo quando os consumidores e os seus pares não estão fisicamente juntos.
  • F-EU:   Como as redes sociais dos consumidores literalmente se transformam em redes de bens e serviços.


Estatísticas do F-FACTOR em relação às marcas:
  • 3/4 de usuários do Facebook “Gostam” de uma marca.
  • A marca Juicy Couture descobriu que sua taxa de conversão de vendas aumentou 160% depois da instalação de ferramentas para partilha social.


Em suma, a única forma que as marcas têm de garantir o sucesso é fazendo com que os consumidores gostem delas, devido à sua performance de qualidade superior. Contudo, atualmente é também essencial que as empresas apresentem novas ferramentas e plataformas que ajudem os consumidores a descobrir, discutir e comprar os seus bens ou serviços. 

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