A Dove lançou novamente um anúncio sobre a beleza natural. Este
vídeo teve tal impacto que o número de visualizações é de 119 milhões e é o
terceiro vídeo mais partilhado, segundo a tabela da Unruly. Desta forma, este
vídeo pode ser considerado viral, pois são os próprios consumidores a divulgar
o vídeo, tornando a marca mais confiável. As pessoas gostam de se ver
representadas nas marcas, e este é um excelente exemplo, pois o vídeo representa
a verdadeira beleza das mulheres, eliminando os estereótipos que frequentemente
são transmitidos pelos media. Embora
com algumas críticas associadas, a Dove soube novamente beneficiar deste efeito
viral. Podem ler a notícia e ver o vídeo neste link: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/anuncio-da-dove-sobre-beleza-feminina-tornase-o-mais-visto-no-youtube-1595002
É sem dúvida um exemplo de anúncio, essencialmente pela mensagem positiva que transmite e que consequentemente provoca uma ligação emocional à marca.
ResponderEliminarSempre gostei dos vídeos publicitários da Dove, mas este fez-me partilhá-lo!
ResponderEliminarO vídeo é envolvente, ilustra várias histórias de indivíduos diferentes, mas com algo especial em comum. É um vídeo que nos remete para sentimentos esquecidos ou até bastante presentes, faz-nos reviver e faz-nos reencontrar. É um vídeo que depois de o vermos faz-nos parar uns segundos e sorrir perante a ideia que a marca passa no final: “You are more beautiful than you think.” É uma vídeo publicitário que toca no ponto sensível de um ser humano, a questão de nos sentirmos bem tal e qual como somos, mas ao mesmo tempo não é um vídeo intrusivo.
Andreia, concordo quando dizes que é um exemplo de marketing viral, definitivamente que é, mas penso que ao mesmo tempo podemos introduzir aqui outra temática: Storytelling. A Dove conseguiu gerar emoções e envolver os consumidores na narrativa, conseguiu passar uma mensagem, manter a atenção de quem “presenciou” este pequeno grande momento, remetendo para uma situação concreta da sua vida.
Nem sempre, ou quase nunca, as campanhas publicitárias conseguem agradar ou enaltecer nos consumidores as emoções desejadas, mas neste caso, penso que a sua maioria conseguiu compreender esta linda narrativa.