sábado, 15 de junho de 2013

Freemium - Jogos Online

Depois da apresentação deste conceito na aula lembrei-me de um jogo, que um familiar meu joga, e que segue precisamente este conceito: Gladiatus



O jogo recria as batalhas de gladiadores de tempos antigos, pelo que o seu objectivo é precisamente derrotar os gladiadores adversários na arena, para depois ganharem, prestígio, armas, ouro, etc. Este jogo pode ser jogado de forma totalmente gratuita. É possível passar de nível e comprar armas apenas com os prémios ganhos nas batalhas, não necessitando do jogador despender de um único cêntimo. Contudo, caso o jogador queira "evoluir" o seu gladiador mais rapidamente ou comprar items especiais (só podem ser comprados com dinheiro real), terá de comprar rubis. Os rubis, ao contrário de tudo o resto no jogo, só podem ser adquiridos por carregamentos de dinheiro dos jogadores. Por exemplo, um conjunto de 15 rubis custa 2,46€, ou 1000 rubis por 50€.

Dado o facto aliciante de o jogo ser gratuito, facilmente consegue novos jogadores, que à medida que ficam envolvidos e entram na sua competição, desejam evoluir mais e mais rapidamente. O que faz com que alguns acabem por gastar sempre alguns euros no jogo.

www.gladiatus.com.pt/game/

1 comentário:

  1. Sem dúvida que o consumidor está mais aberto a tudo o que está disponível gratuitamente na internet. O exemplo falado nesta publicação é um de muitos verificados no mundo da internet.
    De facto existem, ao contrário do que falamos aqui, jogos e aplicações que são totalmente gratuitas para determinados utilizadores.
    Vejamos o caso do Skype, em que "certos utilizados pagam a sua utilização e a dos outros", ou seja, aqueles consumidores que pagam certas funcionalidades disponibilizadas no Skype estão a financiar os outros que a utlizam gratuitamente.
    Podemos pensar que as empresas saem prejudicadas destes negócios, no entanto, estamos enganados já que o valor pago pelos utilizadores "pagantes" é suficiente para cobrir a utilizadores "não pagantes" gerando na maioria das vezes lucros acentuados.

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