quinta-feira, 13 de junho de 2013

Remarketing






O remarketing é uma tática de comunicação digital que permite que sejam os consumidores a auto-segmentar-se com base no seu comportamento online de forma dinâmica e tendencialmente inconsciente. Com cookies instalados nos seus browsers, os internautas vão dando informação às marcas acerca do comportamento que têm dentro do seu site e o mesmo acontece com o que fazem no perímetro da Google e do Facebook, por exemplo.

Uma acção que as marcas começam a levar a cabo consiste em procurar as pessoas que tiveram determinado comportamento noutras visitas à página e fazer propostas exclusivas a essas pessoas, aumentando drasticamente a probabilidade de sucesso, uma vez que alinham as propostas com comportamentos que sugerem determinadas vontades, desejos ou intenções.

Mas as marcas podem ser mais sofisticadas neste processo de remarketing: estudar em que momento o consumidor terminou o processo de compra, para que página foi a seguir, etc., e desenhar para cada um destes segmentos diferentes campanhas, podendo chegar aos princípios de marketing one-to-one, nos casos em que se justifique. A probabilidade de sucesso volta a aumentar, porque a marca minorou neste processo o GAP entre aquilo que o cliente queria ou podia comprar com aquilo que a empresa oferecia.

A Google democratizou este processo ao permitir aos seus anunciantes realizarem remarketing no seu Adwords, e o Facebook lançou o Exchange.

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