O remarketing é uma tática de comunicação digital que
permite que sejam os consumidores a auto-segmentar-se com base no seu
comportamento online de forma dinâmica e tendencialmente inconsciente. Com
cookies instalados nos seus browsers, os internautas vão dando informação às
marcas acerca do comportamento que têm dentro do seu site e o mesmo acontece
com o que fazem no perímetro da Google e do Facebook, por exemplo.
Uma acção que as marcas começam a levar a cabo consiste em
procurar as pessoas que tiveram determinado comportamento noutras visitas à
página e fazer propostas exclusivas a essas pessoas, aumentando drasticamente a
probabilidade de sucesso, uma vez que alinham as propostas com comportamentos
que sugerem determinadas vontades, desejos ou intenções.
Mas as marcas podem ser mais sofisticadas neste processo de
remarketing: estudar em que momento o consumidor terminou o processo de compra,
para que página foi a seguir, etc., e desenhar para cada um destes segmentos
diferentes campanhas, podendo chegar aos princípios de marketing one-to-one,
nos casos em que se justifique. A probabilidade de sucesso volta a aumentar,
porque a marca minorou neste processo o GAP entre aquilo que o cliente queria
ou podia comprar com aquilo que a empresa oferecia.
A Google democratizou este processo ao permitir aos seus
anunciantes realizarem remarketing no seu Adwords, e o Facebook lançou o
Exchange.
Sem comentários:
Enviar um comentário