sábado, 15 de fevereiro de 2014

No São Valentim também interessa o Web Marketing!

Como podemos constatar pelo calendário, ontem foi dia de São Valentim. De qualquer das formas, na internet continuam a haver publicações sobre a nossa área de interesse: Web Marketing e Comércio Eletrónico. A título exemplificativo, coloco aqui uma hiperligação denominada Technology in Online Business Marketing: http://www.business2community.com/online-marketing/technology-online-business-marketing-0778919



Como é óbvio, colocar aqui um link não é o suficiente para vos esclarecer sobre a sua ligação com esta unidade curricular. Ao ler esta notícia, deparei-me com um forte impacto de três unidades curriculares: Sistemas de Informação e Negócio Eletrónico, Marketing de Serviços e Web Marketing e Comércio Eletrónico. Tal como eu, já devem ter concluído que há claras vantagens em termos aprendido Sistemas de Informação e Negócio Eletrónico graças ao esclarecimento sobre o CRM que permite a fidelização, retenção e gestão de clientes de forma eficiente tal como o Marketing anseia. Com isto, percebe-se que sem uma base tecnológica e uma atualização e acompanhamento da evolução das Tecnologias de Informação, nada poderá ser possível.

Como a notícia o afirma, a chave para o sucesso de um negócio ligado às tecnologias passa pela atualização mas não acho apenas o único ponto crucial a identificar, pois sobra ainda a inovação, criatividade e dinamismo. Numa geração de nativos digitais temos que ter consciência que quem não acompanha as tendências, fica desatualizado e é ultrapassado - não ganha vantagem competitiva.

7 comentários:

  1. Sim concordo, que não é apenas atualização constante o único ponto fulcral, mas é essencial para o sucesso. Hoje em dia as empresas quando pedem para elaborar o seu site a um designer/agência, no briefing, já têm atenção ao pormenor de se adaptar a todos os navegadores (firefox, google Chrome..) foi um dos primeiros problemas com a introdução de sites, e que muitos tiveram de ser reformulados. Agora começa a ser a possibilidade de uma aplicação a mudança, que seja possível ver nos aparelhos moveís o site, que começa a ser a realidade do consumidor, e que tiveram de reformulados novamente, para irem de encontro a todos os consumidores.

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    1. Sem dúvida que um designer ou engenheiro informático tem que ter muito bem esses critérios em conta... e agora nem se fala do flash não ser indexado pelo Google - é outro ponto crucial!

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    2. Em termos de sites o flash já está numa fase de desintegração..sendo cada vez menos habitual usar. Aqueles sites onde tens de esperar q o site inicie, ou associados a uma música, considerados lentos estão numa fase de desuso. Agora no google acredito que o flash ainda seja essencial, visto que tem muitas aplicações ainda em flash, mas acho que deverá também ser um questão de tempo.

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  2. Efetivamente considero, tal como a notícia afirma, que um negócio associado às tecnologias e que se mantenha sempre actualizado com as últimas tendências/modas ganha uma vantagem competitiva face àqueles negócios que se mantêm pelos processos tradicionais. Afirmo até, que hoje em dia, raros devem de ser os negócios que sobrevivem sem a permanente ligação às novas tecnologias.
    No entanto, considero também que esta vantagem competitiva poderá ser temporária até que a concorrência copie o conteúdo, a ideia.
    A estratégia de manter esta vantagem competitiva passa pela diferenciação, estar sempre um passo mais à frente que a concorrência.
    E para esta diferenciação é realmente importante, como a Inês indicou, a inovação, a criatividade e o dinamismo.

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    1. Cá vamos nós de volta à ligação entre cadeiras! Como demos em SINE, passam a ser utilities por todos usarem, mas ninguém pode ficar de fora porque para além de não obter vantagem competitiva, deixam de estar a competir!

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    2. Sim, as empresas se ficarem de fora não competem pois o alcance delas aos clientes, ao Mundo, é sempre mais restrito. O mundo online permite chegar de forma mais rápida e um maior número de pessoas causando impacto, visibilidade, notoriedade que permite ganhar vantagem competitiva.
      Até numa estratégia de liderança de baixos custos o mundo online permite a vantagem competitiva. Se pensarmos nos custos em publicidade que são imputados ao custo do produto/serviço final, estes podem ser mais reduzidos se optarmos pela via online e ter um impacto superior, chegar a um número maior de pessoas, que por exemplo os outdoors ou televisão que para além de terem um publico mais restrito são mais caros.
      E mesmo aqui, neste ganho de vantagem competitiva na liderança por baixos custos, a inovação e a criatividade são essenciais.

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    3. Ainda ontem demos isso, criatividade, empreendedorismo e user generated content :p

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