quarta-feira, 5 de março de 2014

A regra dos 3 graus de influência e as redes sociais

Vi esta notícia escrita hoje sobre a influência do passa-a-palavra nas redes sociais e achei pertinente para as discussões da nossa unidade curricular.

A ideia principal é de que as nossas opiniões e comentários passam na maioria de nós para amigos e de amigos para amigos - regra dos três graus de influência. Este artigo elaborado por cientistas cativou-me devido à professora Teresa Fernandes já ter abordado o efeito bola-de-neve nas aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico. A realidade é que estamos num círculo aberto ao público em que todos são amigos de amigos e esses amigos já considerados afastados também têm conhecidos que acabam por ter uma ligação com o nosso perfil. Desta forma, o marketing viral tem o «dom da ubiquidade», ou seja, é omnipresente.

Cito ainda alguns exemplos dados pelos cientistas que realizaram este estudo e espero que os comentem porque realmente são um ótimo tema de conversa:
  • »NSA poderá aumentar a eficácia dos seus algoritmos de vigilância dos cidadãos»;
  • «(...) talvez nos possam fornecer informações importantes que nos levem mais rapidamente à origem da epidemia»;
  • «E na área do marketing ou nas campanhas políticas, poderá ser possível desenhar processos mais eficazes para influenciar o maior número de pessoas possível».

1 comentário:

  1. Antes de mais devo dizer que concordo inteiramente com o artigo, cada vez mais as pessoas têm acesso à informação de outras pessoas através das redes sociais, muitas vezes até anónimos, que os levam a saber mais sobre nós, como está aí descrito quase como se nos estivéssemos a publicitar.

    Quanto aos exemplos dados, tendo em conta que a nossa informação pessoal nunca e apagada da rede social mesmo que apaguemos o perfil, não sei se seria uma boa ideia a NASA aumentar a vigilância, ou seja, apenas concordaria com essa questão se fosse para descobrir algo realmente importante. No que concerne à área do marketing, pode ser uma boa aposta porque permitirá divulgar muitas mais coisas de variadas maneiras, de forma a agradar a maior parte do público alvo.

    Vanessa Sousa

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