quinta-feira, 13 de março de 2014

Pepsi, Ronaldo e as redes sociais

Já sabemos que é importante ter em conta a mensagem que uma marca transmite e, sobretudo, a maneira como a transmite. Com este post trago apenas mais um exemplo de "falhanços" ou "tiros ao lado" de marcas que têm presença em vários mercados diferentes ao mesmo tempo.

Mais recentemente, a Seleção Nacional de Futebol, na pessoa do nosso célebre Cristiano Ronaldo, foi "atacada" pela equipa de Marketing da Pepsi sueca na senda dos Playoffs de acesso ao Campeonato do Mundo de Futebol. Se de um lado foi, provavelmente, considerada uma brincadeira pelos suecos, por outro foi uma mensagem negativa para os portugueses. Esta mensagem causou uma onda de reação incrível que provavelmente a Coca-Cola em Portugal agradeceu - "Nunca mais bebo Pepsi".

Ao mesmo tempo, as redes sociais tiveram um papel de tal forma preponderante, que a questão passou a ser vista como uma movimentação não da Pepsi contra a Seleção Portuguesa ou Cristiano Ronaldo, mas também para apimentar a guerra CR7 vs Messi. Messi (entre outros jogadores) tem um contrato com a Pepsi para uma campanha publicitária que envolve o Campeonato do Mundo.


Terá sido uma mera coincidência / acidente / ato mal medido? Ou terá sido realmente uma forma de a Pepsi mostrar à Coca-Cola que também lhe faz frente no futebol utilizando duas personalidades altamente controversas?

(Lionel Messi e Cristiano Ronaldo têm sido nemesis em várias marcas. Um é patrocinado pela Nike e joga por uma equipa patrocinada pela Adidas, outro o inverso. Para dar um exemplo.)

3 comentários:

  1. Olá João! Não sei se as marcas se alimentam da apregoada rivalidade entre os dois jogadores. Mas o caso da Pepsi na Suécia realmente deu que falar e prejudicou a reputação da marca, pelo menos no nosso país, ao gerar um efeito viral fortemente negativo. No entanto, a Pepsi parece querer redimir-se. Depois de um pedido de "sinceras e profundas" desculpas a Ronaldo (e que este aceitou), ambos aparecem agora juntos numa iniciativa solidária. Anunciava o jogador no FB que "Ninguém é perfeito e todos erramos. O mais importante é pedir desculpas e demonstrar que o que sentes é verdadeiro. Por isso... desculpas aceites, Pepsi! E como em Portugal uma ação vale mais que mil palavras, temos estado a trabalhar no apoio a uma causa solidária que desvendaremos em breve. Fiquem atentos!”. CR7 refere-se ao financiamento conjunto do projecto "Casa dos Rapazes" em Paredes, que depois de um incêndio será agora reconstruída com a ajuda da multinacional e do jogador. A Casa dos Rapazes acolhe jovens retirados das famílias. Será suficiente para apagar a má impressão anterior...?

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  2. Pois Professora, nestas situações a reconstrução da imagem e da relação com os consumidores pode ser um processo lento. Especialmente no caso do povo português que é tão orgulhoso e de sangue quente! "Devagar se vai ao longe" ;)

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  3. Pode ser uma opinião facilmente criticável mas acho que as marcas refletem sempre bem antes de pôr em prática este tipo de campanhas... Um ato não pensado e com fortes consequências pode ser a resposta a um cliente numa rede social mas estratégias deste género acho que são mesmo para contraatacar a sua concorrente direta.

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