sexta-feira, 7 de março de 2014

«Vou para África. Espero não ser contaminada pelo VIH. Estou a brincar. Sou branca!»

Ao ler a publicação da Inês Baptista sobre a regra dos três graus de influência e as redes sociais, veio-me imediatamente à memória uma história que para mim tem tanto de fascinante como de assustadora. Um mero tweet de Justine Sacco antes de entrar a bordo de um voo de longa duração – pormenor crucial: sem wifi – criou um reboliço incontrolável em toda a web social, chegando até às televisões. Resultado: quando aterrou Justine Sacco era alvo das mais diversas chacotas, acusações e pior, estava despedida.


A história conta-se assim, Justine Sacco ex-directora de comunicação da InterActive Corp. ia partir em viagem para África e quis ser engraçada, tweetando a frase que dá título a este post, mesmo antes de embarcar. Enquanto voava, gerou-se um burburinho nas extremamente censoras redes sociais, que são capazes de ser diametralmente opostas quanto ao zelo, por vezes toleram tudo outras vezes não toleram nada. O perigo é que ninguém em concreto, nenhuma autoridade define esse zelo, essa fronteira. São os próprios utilizadores, no fundo somos nós, que damos ou retiramos amplitude às coisas. É assim a web social. No caso de Justine a coisa correu mal e o seu tweet foi amplamente divulgado (retweetado) e deu início a uma saga que tem tanto de divertida como de assustadora. Desde figuras públicas a criticarem, organizações de apoio aos doentes com SIDA a reprovarem, uma companhia aérea que dispõe de wifi nos seus voos a fazer piadas, o endereço www.justinesacco.com registado, inúmeras contas falsas no twitter com o seu nome, a empresa para o qual trabalhava a demiti-la, até ser notícia na CBS, ABC, CNN, etc. etc. Tudo isto a acontecer em poucas horas, com Sacco literalmente no ar e sem fazer a mínima ideia que estava a ser a top story do dia. Uma história que demonstra bem o efeito bola de neve incontrolável e todo o poder das redes sociais. O mais estranho ou insólito disto é que a própria trabalhava no ramo, sendo directora de comunicação de uma empresa detentora de vários sites de web social. Aconselho-vos a lerem o artigo que o site buzzfeed fez sobre o tema...


Aqui fica o artigo do site buzzfeed: "
This Is How A Woman’s Offensive Tweet Became the Word’s Top Story”


Na imprensa portuguesa:


2 comentários:

  1. Desde já agradeço a citação ao post que escrevi. Tenho mesmo que realçar que há pessoas que não têm noção de quais as consequências da sua fama e de que as redes sociais são o BOOM de transmissão e propagação de informação.

    ResponderEliminar