No passado domingo, dia 27 de abril, durante o jogo
Barcelona x Villareal, uma banana é atirada ao campo no momento em que Dani Alves
se preparar para marcar um canto. O vídeo que registou o momento e a reação do
jogador rapidamente se tornou viral e o movimento de apoio hastag# Somos todos Macacos propagou-se.
https://www.youtube.com/watch?v=q52a2TWXziU
No entanto, segundo podemos ver na revista sábado (http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Desporto/Dani-Alves-come-banana-atirada-por-adeptos.aspx), não se
tratou de uma situação espontânea mas sim de campanha publicitária anti-racismo
que ao que parece resultou bem.
Apesar de ser uma campanha publicitária com uma boa intenção - atenuar atitudes racistas - não deixo de me sentir enganada, em semelhança à publicidade brasileira "perdi o meu amor na balada". Hoje em dia parece que já não podemos acreditar que as coisas acontecem de forma natural e inocente... Contudo a campanha tornou-se viral podendo assim, finalmente, diminuir e alertar para o racismo no desporto.
ResponderEliminarQuando essa notícia saiu como um ato de racismo, eu duvidei, porque na entrada nos estádios as pessoas são revistadas e nem uma peça de fruta podem levar (já fui obrigada a tal). Por isso surgiram várias questões sobre o assunto.
ResponderEliminarPorém, a evolução da notícia nas redes sociais foi fenomenal que levou ao alerta para o racismo. Aliás, até nas rádios, nomeadamente na Rádio Comercial, os locutores publicaram (mais uma vez) no facebook uma foto com todos eles a comer bananas.
Vamos ver até que ponto o consumidor aceita ser enganado.
Na verdade, é perceptível a boa causa que está patente na campanha mencionada, porque apesar de estarmos no século XXI, ainda são notáveis atitudes racistas na sociedade. Contudo, mais uma vez, é de notar que a empresa responsável pela campanha já devia ter conhecimento e percepcionado a partir de outras campanhas que já foram realizadas nesse padrão, como é exemplo a campanha do "primeiro beijo", da marca de roupa feminina WREN, a campanha da Cacharel "A procura de Diana", que numa primeira fase alcançou o propósito com que foram criadas. Porém, numa segunda fase, aquela em que o consumidor descobre que na verdade não passa de mais uma publicidade, acaba por acontecer que "o feitiço virou-se contra o feiticeiro",na medida em que se sente traído pela marca, confuso perante a mesma e manipulado. Situação que se agrava quando está em causa uma grande carga emocional, tornado-se assim esse sentimento de pertença a causa, a um sentimento de desagrado e grande contestação.
ResponderEliminarÉ verdade que ao saber-se que foi uma situação planeada e não espontânea como nos quiseram fazer crer, pode-se gerar algum sentimento de desilusão e as pessoas podem sentir-se, de certa forma, defraudadas. Contudo como é uma campanha por uma boa causa penso que a situação não terá muitas repercussões negativas.
ResponderEliminarNo que diz respeito ao racismo, curiosamente, uma das campanhas que mais se tornou viral por todo mundo é portuguesa. Fica aqui o link: https://www.youtube.com/watch?v=SOAbA4E88iY