quinta-feira, 29 de maio de 2014

Afinal há ou não almoços grátis!?

"The Picture House é o nome do restaurante em Londres, na Inglaterra, onde a conta é sempre zero - desde que os clientes fotografem os pratos e partilhem no Instagram."


Marca de congelados Birds Eye adoptou recentemente uma estratégia de comunicação bastante inspiradora. Esta decidiu criar um conceito de restaurante no qual são confeccionadas ementas a partir de produtos da marca, onde o preço da refeição é a partilha no Instagram.


Esta ideia surgiu do crescente movimento de fotografar as refeições (existem já "mais de 105 milhões de imagens partilhadas no Instagram com a “hashtag” #food."). 



Ao utilizar esta estratégia de comunicação, a empresa consegue criar de forma relativamente barata um buzz positivo bastante forte, algo que, por outros meios, apenas conseguiria com um investimento mais elevado.


Afinal há almoços grátis! :)



"Neste restaurante de Londres, em Inglaterra, os clientes não precisam de pagar pelo que consumirem, desde que partilhem fotografias da comida no Instagram, com a “hashtag” #birdseyeinspirations."

Noticia completa em: 
http://p3.publico.pt/vicios/gula/12306/neste-restaurante-podes-pagar-conta-com-uma-foto-no-instagram?fb_action_ids=10152506193103487&fb_action_types=og.likes

3 comentários:

  1. E temos um cliente duplamente satisfeito: para além de não pagar, participa na estratégia de comunicação da marca. Sente-se proativo e integrado.
    Como é referido na notícia, quem nunca fotografou um prato de comida?

    ResponderEliminar
  2. Uma ideia absolutamente inovadora e que, aposto, enche esse restaurante dia e noite, todos os dias. Obviamente importa a boa qualidade do serviço prestado e da comida, contudo só o facto de poder "não pagar nada" leva os consumidores, no mínimo, a deslocarem-se ao mesmo para experimentar. É bem verdade que hoje em dia, desde os pratos mais simples aos mais elaborados, a comida é um dos objetos preferidos para fotografar e partilhar, por parte dos usuários da rede social Instagram. Por sua vez, estas fotografias chegam ao Twitter, ao Facebook, e rapidamente se cria o tal "vírus" que tão bem conhecemos.
    Penso que a estratégia da marca está bem pensada, caso a notoriedade lhe traga, no futuro, retorno financeiro. Veremos o quanto irá durar, ou se será mesmo "eterna"!

    ResponderEliminar
  3. De referir que se trata de uma pop-up store e que a estratégia consiste em testar e promover as refeições de uma marca de congelados (a Birds Eye). O objetivo foi 100% cumprido, a meu ver, e com uma receita bem simples, mas extremamente viral: o apelo do gratuito e o aproveitamento do facto de mais de metade da população (cerca de 52%) que usa smartphones fotografar, regularmente, as suas refeições.
    E, caso estejam a pensar dar um pulo a Inglaterra neste verão, em breve, The Picture House vai passar pelas cidades de Manchester e Leeds!

    ResponderEliminar