quinta-feira, 1 de maio de 2014

Fim do Google Trends?

Não acredito que o fim do Google Trends esteja para próximo, mas uma coisa é verdade o Keyword Planner do Google AdWords está cada vez mais completo e pode facilmente vir a substituir o seu velho companheiro Google Trends. Penso que a maior entrave do Keyword Planner é que necessita de ser acedido a partir de uma conta de AdWords.

O que é o Google Trends?

Resumidamente, tal como o nome indica, esta ferramenta permite o utilizador conhecer quais os temas "quentes" da atualidade, analisar a evolução da notoriedade dum determinado tema e comparar a evolução da notoriedade de até 5 temas distintos ao longo do tempo. Podemos ainda filtrar geograficamente.

O que é o Keyword Planner?

Esta ferramenta permite, para uma determinada localização, avaliar qual o volume de pesquisas que um determinado termo de pesquisa tem mensalmente. Ajuda os gestores de campanhas a conhecer novas palavras chaves para as seus temas e a saber qual o custo por clique caso queiram usar nas respetivas campanhas. Também permite ter uma estimativa do número de cliques para uma determinada palavra chave, consoante o custo por clique atribuído.


As novas atualizações desta poderosa ferramenta, estão muito bem descritas neste post da Amanda: http://www.ppchero.com/googles-keyword-planner-just-got-awesome-today/


Achas que o Keyword Planner pode vir a substituir o Trends no futuro?

1 comentário:

  1. Penso que o Keyword Planner é uma melhoria do Trends (análise geográfica, estimativa de clicks, etc) e a Google utilizará as melhoria implementadas para atrair mais clientes para os Adwaords (por isso é que é preciso ter conta de Adwords), portanto acho que substituirá no futuro.

    ResponderEliminar