terça-feira, 20 de maio de 2014

O Sport Lisboa e Benfica e as Redes Sociais



No passado Domingo, o Sport Lisboa e Benfica, fez o último jogo da época desportiva 2013/2014, terminando assim uma época recheada de conquistas. A nível interno, o Benfica conquistou o Campeonato Nacional de Futebol Profissional, a Taça de Portugal e a Taça da Liga, atingindo ainda a final da Liga Europa, da qual saiu derrotado frente ao Sevilha. Esta excelente prestação a nível desportivo, deu um grande impulso à pagina do clube na rede social Facebook, fazendo com que esta atingisse os 2 Milhões de "gostos", no dia 7 de Maio. Actualmente o número de fãs situa-se nos 2 072 168, sendo que desses,  1 156 880 são oriundos do território nacional ( ver mais em http://www.socialbakers.com/facebook-pages/country/portugal/ ). São números impressionantes tendo em conta a realidade das marcas portuguesas no Facebook, onde apenas um grupo muito restrito de marcas consegue ter um número de fãs acima de 1 Milhão.

O Benfica aderiu também,  recentemente, à rede social Instagram, onde já conta com 1.496 seguidores. No Canal oficial do clube no Youtube, o Benfica possui perto de 43.500 subscritores. Números significativos mas ainda com margem de crescimento.

Já em relação à rede social Twitter, o clube conta com 186 mil seguidores. O número de seguidores no Twitter, tem ainda uma grande margem de progressão e crescimento potencial, uma vez que a página se encontra muito mal gerida. As publicações nesta rede social limitam-se a simples links, que redireccionam os utilizadores para as publicações efectuadas na página oficial do clube no Facebook, não havendo qualquer tipo de interacção com os seguidores no Twitter. Para se ter uma ideia do descuido que o Benfica tem em relação à sua página no Twitter, basta ver que a sua última publicação data de 21 de Abril. Faz amanhã precisamente um mês, que não se dá qualquer uso, a uma importante ferramenta de comunicação, que abrange 186 mil seguidores. Penso que esta situação é um caso a rever, por parte do departamento de Marketing e Comunicação do Sport Lisboa e Benfica.



Por fim, deixo os links para as páginas oficiais do clube nas diversas redes sociais:







5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    1. Olá Ivo, concordo quando dizes que o twitter do Sport Lisboa e Benfica está mal gerido. Acho que isso é muito mau para o clube, uma vez que a rede social foi feita com o objetivo de haver uma maior interação e estreitar relações entre o clube e os seguidores. Sabemos que muitas marcas não querem ficar fora das redes socias, mas também mais vale não criar uma página do facebook/ Twiter ou outra rede social, quando sabemos que não vamos estar lá diariamente para responder aos comentários dos fãs, informando-os das novidades, desde os lançamentos de produtos, concursos.
      Apesar do retorno em termos de imagem ser positivo, existe sempre o risco de que surjam nas páginas comentários desfavoráveis, críticas destrutivas, para tal é necessário que surjam respostas imediatas, gestão de conteúdos, o que não se verifica no Twiter do Benfica, uma vez que já não interage quase há 1 mês.
      O acompanhamento e gestão da página deve ser feito todos os dias, porque o risco de ruído é algo iminente nas redes socias.

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    2. Ola Maria, sim concordo contigo, embora como se trata de uma página de clube o risco de contestação, na minha opinião, é mais reduzido, uma vez que, os seguidores são fieis e têm uma grande ligação emocional à marca e como tal, são bastante mais tolerantes para com certas situações do que normalmente seriam.
      Para mim o principal problema é mesmo a imagem de desleixo que transmite. Usarem o Twitter apenas para postarem links que redireccionam os utilizadores para o Facebook já era suficiente mau, mas deixarem assim a página ao abandono é ainda pior. Para isso é preferível encerrarem a página.

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  2. Em contrapartida, e apesar do efeito negativo que a criação de uma página na rede social twiter desencadeia, resultado de não delegarem a devida atenção e desenvolvimento da mesma, há que dar atenção à projeção alcançada a partir da página do clube na rede social Facebook e glorificá-la, resultado de terem conseguido alcançar os dois milhões de seguidores, uma realidade impressionante para o espaço português. Assim, esse feito registado revela o poder de atração que o clube possui, gerando assim grande poder negocial aquando a necessidade de realizar contratos publicitários com as marcas fornecedoras de equipamentos e transmissões televisivas, por exemplo.

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    1. Exactamente. Pode também, por exemplo, promover o seu merchandising e fazer campanhas de bilhética, abrangendo mais de 2 Milhões de potenciais consumidores, a custos relativamente baixos.

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