Um vídeo que apela à nossa força e determinação, enquanto nação, e à nossa
coesão e mobilização em torno da participação da seleção nacional neste Mundial (reparem na escolha das
palavras: Somos Seleção! Somos Portugal!), com a participação especial do Mister Paulo
Bento, uma figura geradora de empatia junto dos portugueses, e com a cerveja Sagres surgindo, em segundo plano, mas sempre numa sequência
de imagens associadas a momentos felizes e positivos. Mais um exemplo dejá vu de Marketing de Massas, que pretende atingir todos de maneira única, puxando ao sentimento, aos afetos, às
emoções intensas, enaltecendo (como não podia deixar de ser!) o lado "cool" do consumo [moderado]
de álcool.
E porque a gestão da imagem e da marca são fundamentais
para gerar impactos positivos, sugiro ainda, caso não conheçam, uma visita virtual à Central de Cervejas e
Bebidas, através de um site recentemente considerado o “Website of the Day”
pela CSSDesign Awards:
De facto como seria de esperar, aparecem sempre campanhas associadas a estes grandes eventos desportivos. Numa industria que em Portugal é extremamente concentrada, podendo-se mesmo falar em duopólio já que a Central de Cervejas e Bebidas e a Unicer representam mais de 90% do mercado nacional, será mesmo de esperar uma resposta equivalente com um novo anúncio da Super Bock
ResponderEliminarNo site da marca, hoje ainda não havia uma única alusão ao Mundial. No entanto, com a avalanche de vídeos comerciais que já inundaram o YouTube e as redes sociais (basta ver o artigo do jornal Público “ Melhor que futebol? É amor por futebol!”, que inclui links para vários vídeos, em http://www.publico.pt/desporto/noticia/melhor-do-que-o-futebol-e-o-amor-pelo-futebol-1637667), também não me surpreende nada que a Superbock lance uma nova campanha muito em breve! Aguardemos :-)
EliminarEm comparação à Sagres, nota-se, contudo, que o posicionamento da Superbock está mais voltado para o Mobile Marketing.
Em destaque, no site, encontramos três apps gratuitas, disponíveis em versão Android, iPhone e iPad: a Appetite (com guia de restaurantes), a Drink Appeal (que inclui um guia da noite) e a Portugal na Sétima App (o guia de cinema).