A Google tem:
- O maior motor de busca do mundo (Google)
- A maior plataforma de video do mundo (YouTube)
- O browser mais usado (Google Chrome)
- Serviço de e-mail mais utilizado (Gmail)
- Sistema operativo mais usado em dispositivos móveis (Android)
Estes produtos/instrumentos fazem com que a Google saiba, exagerando, TUDO sobre nós. Será mesmo exagero? Vejamos. A Google tem acesso a:
- O que pesquisamos na internet
- Em que anúncios publicitários clicamos
- O que escrevemos (aliás, estão neste preciso momento a "ver" este post)
- Que vídeos vemos
- Que aplicações descarregamos
Recentemente a Google tem vindo a desenvolver novos projetos que podem vir claramente a intensificar ainda mais esta "invasão".
O carro sem condutor, recentemente apresentado pela Google, ou os Google Glass, podem dar à empresa informações sobre os nossos hábitos de condução ou sobre os sítios onde vamos com mais frequência (imagine-se as potencialidades comerciais disto). Este tipo de movimentações mostra que a empresa está também a virar-se também para o mundo 'offline'.
Para terminar, vejamos um último exemplo de penetração na vertente 'offline'. Através da aquisição da SkyBox Imaging, uma empresa de satélites de alta-resolução que darão à empresa americana, imagens de satélite numa base diária.
Algo assustador, sobretudo se analisarmos todas as sinergias que podem ser criadas entre os vários negócios da empresa. Imagine-se a Google a acompanhar em direto, a chegada de milhares de camiões às fábricas da Apple na China, confirmando assim suspeitas que tinha acerca do lançamento do novo iPhone! Sou eu a especular, mas é bom termos uma ideia do que pode ser este "monstro" dentro de alguns anos.
Sem comentários:
Enviar um comentário