Numa altura em que o grande
desafio para as marcas é conseguir captar a atenção de um consumidor
assoberbado de informação e cada vez mais seletivo e exigente, as empresas têm
sido obrigadas a repensar a sua abordagem. Se antes parecia suficiente criar um
anúncio televisivo de trinta segundos ou ocupar uma página de revista com uma
referência à marca, agora exige-se um grande esforço relacional que implica o recurso
a novas ferramentas.
Muitas marcas já perceberam esta
mudança de paradigma e começam a adotar novas estratégias para se aproximarem
dos consumidores. O content marketing, ou marketing de conteúdos, é um dos
investimentos que está a ser feito e passa pela criação de peças de comunicação
muito menos invasivas do que anúncios publicitários e que ligam o consumidor à
marca através de conteúdos com interesse.
Na edição de Maio da revista
Marketeer, Sandra Alvarez Baptista, diretora executiva da Havas Media, dá dois
exemplos muito relevantes nesta área. Um deles é a Red Bull Media House, uma
editora detida pela Red Bull, que produz e distribui publicações com
conteúdos educacionais relacionados com desporto, lifestyle, ciência, tradições
e inspirações. Para além de publicações online e impressas, a Red Bull Media
House lança também documentários, filmes, música, jogos e aplicações móveis. Estes
conteúdos têm como objetivo criar valor para o consumidor, aproximá-lo da marca e, a longo prazo, acabar mesmo por gerar lucro.
Como podemos verificar através do
caso da Red Bull, o marketing de conteúdos não passa apenas pelo formato texto em blogues ou sites. Há muitas maneiras de gerar conteúdos de interesse para o consumidor,
seja através de vídeos educacionais, infografias, imagens, aplicações móveis,
white papers, etc.
Outro exemplo de sucesso referido
por Sandra Alvarez Baptista é o da American Express, que não só publica há
vários anos guias de viagem e publicações lifestyle, como agora lançou uma
plataforma chamada OPEN Forum, onde empreendedores podem trocar ideias e
conselhos sobre o melhor caminho a seguir nos seus negócios.
Tanto a Red Bull como a American
Express demonstram vontade de criar uma relação mais próxima com os seus
clientes atuais e captar a atenção daqueles que ainda não o são com conteúdos de interesse
que promovem engagement e
interatividade.
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