sábado, 7 de junho de 2014

Fragvergence: MY TIME IS NOW

Não é propriamente recente, sobretudo se pensarmos no aceleramento que a internet imprimiu às nossas vidas, mas é das campanhas de comunicação que, na minha opinião, melhor aproveitou as potencialidades conferidas pelo pós Web 1.0. Intitula-se MY TIME IS NOW e é da marca NIKE.

Aquando das apresentações dos trabalhos de grupo, esta foi referida, tal como o vídeo Winner Stays, já elogiado no blog. Contudo, não houve a possibilidade de mostrar o vídeo dessa campanha e as funcionalidades nele incorporadas. É simplesmente fantástico: conteúdo, envolvimento do espetador, coerência com o posicionamento da marca... Têm de ver!



A relembrar, a campanha MY TIME IS NOW foi lançada no âmbito do Europeu de Futebol de 2012, organizado em parceria pela Polónia e pela Ucrânia, bem como do evento de relações públicas NIKE CHANCE. Marcou presença na televisão, Facebook, Twitter, Youtube e Web sites próprios da marca – fenómeno Fragvergence.

De realçar que a forma como o visualizamos na internet ou na televisão é completamente diferente, não se trata de uma mera réplica de conteúdos. Na internet, à medida que vemos o vídeo, nós podemos interagir com o conteúdo e conduzir o seu decurso. A título de exemplo, existem nove conteúdos “escondidos” e, ao clicar sobre o nome de um jogador, aparece informação mais detalhada sobre ele, como ilustra a imagem acima.

Trata-se de um excelente exemplo de “Rich Media”, pois as ações dos “espetadores” não os conduzem para páginas de destino, há uma interatividade imediata.

2 comentários:

  1. Sandra,

    Não me vou alongar sobre a qualidade dos anúncios publicitários da Nike porque realmente já estamos habituados a ser surpreendidos com a criatividade destes vídeos.

    O que gostaria de comentar é precisamente a maneira como a marca tem a capacidade de aproveitar as potencialidades de cada plataforma. A Nike podia ter adotado uma atitude "preguiçosa" e simplesmente reproduzir o anúncio da mesma forma em todos os suportes. Não o fez e o resultado está à vista.

    A interatividade proporcionada por um anúncio "Rich Media" gera maior impacto junto do consumidor porque requer que este dispense mais atenção do que aquela de que precisaria para visualizar um anúncio tradicional.

    A tecnologia "Rich Media" é, sem dúvida, uma grande oportunidade para as marcas que querem transmitir uma imagem dinâmica e de dedicação ao cliente, como é claramente o caso da Nike.

    ResponderEliminar
  2. A Nike continua a suprender-nos, sempre a tentar formas de se aproximar do cliente, de interagir com eles, é um caso muito interessante!
    A Nike é brilhante em todas as campanhas de marketing, consegue o engagement do consumidor com a marca de forma fenomenal, consegue envolver todas as pessoas nas suas campanhas e trabalha muito bem todas as ferramentas de comunicação. Uma empresa com larga experiência e nunca deixa de surpreender os seus clientes.
    Just do Digital

    ResponderEliminar